segunda-feira, 13 de maio de 2013

TUC apresenta a peça “Exposição”, sobre o cotidiano de Lygia Clark e Hélio Oiticica





O Teatro Universitário de Curitiba – TUC é o palco de três apresentações, nos dias 14, 15 e 16 de maio, da peça “Exposição”, dirigida por Cândida Monte e Gustavo Bitencourt, em parceria com o diretor e dramaturgo Dimis Jean Sores. Ambientado na década de 60, época marcada por revoluções no campo social e artístico, o espetáculo se baseia no cotidiano de Lygia Clark e Hélio Oiticica, dois dos mais importantes artistas plásticos brasileiros. Ela na Europa, ele no Brasil, os dois trocavam cartas sobre crises, trivialidades, frustrações e amores, registrando seus pontos de vista sobre o período vivido.

O espetáculo é baseado no livro “Cartas - 1964/1974”, que reúne correspondências trocadas entre os dois artistas nas décadas de 1960 e 1970. De acordo com os diretores, esse espetáculo traz uma investigação de possibilidades de transposição da literatura para o teatro. “Serviram como referências as questões pessoais dos dois artistas, que acreditavam que vida e obra não estavam dissociadas. Por isso também levamos em conta as fofocas, as intrigas, as confidências, o amor, a crise, a saudade, a angústia, a alegria, a decadência, entre tantas outras situações inerentes ao ser humano que, nesse caso, são também artistas e com os quais, inclusive com suas questões, nos identificamos”, explica a diretora Cândida Monte.

Depois da apresentação no TUC, o espetáculo “Exposição”, que venceu o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, na categoria “Circulação”, passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A montagem estreou no Teatro Novelas Curitibanas, em julho de 2012, para uma temporada de 20 apresentações, subsidiadas por meio do edital de ocupação do espaço gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba.  “Exposição” conta com a colaboração de Cibele Forjaz e atuação de Eduardo Simões, Mariana Ribeiro e Talita Dallmann.



Serviço:

Apresentações da peça “Exposição”, dirigida por Cândida Monte e Gustavo Bitencourt, em parceria com o diretor e dramaturgo Dimis Jean Sores.

Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Galeria Júlio Moreira – Setor Histórico)

Datas e horários: de 14 a 16 de maio de 2013 (terça a quinta-feira), às 20h.

Entrada franca

Nenhum comentário: