sexta-feira, 28 de junho de 2013

2/7 PRÊMIO BRASIL DE FOTOGRAFIA ABRE AS INSCRIÇÕES





Ministério da Cultura, Porto Seguro Cia de Seguros Gerais,

apresentam

Prêmio Brasil Fotografia

Lançamento do Edital do Prêmio Brasil Fotografia 2013

Painel de Debates:

Paradigmas contemporâneos, meios e produções:

com  Cildo Oliveira, artista visual,

Éder Chiodetto, curador e pesquisador e

Maria Hirszman, crítica de fotografia.



Dia 02 de julho de 2013, às 19h30, no

Auditório Paulo Freire

Al. Barão de Piracicaba, 601 – São Paulo

Estacionamento com manobrista no local.

Confirmar presença pelos e-mails:

produção@premiobrasilfotografia.com.br

ou

flavia@flaviafusco.com.br



Ministério da Cultura e Porto Seguro Cia de Seguros Gerais apresentam o

Prêmio Brasil Fotografia 2013

Inscrições de 2 de Julho a 11 de Agosto de 2013

Além dos prêmios regulares este ano o Prêmio Brasil Fotografia lança a categoria BOLSA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO.  O premiado será acompanhado durante a execução do projeto por um dos membros da Comissão de Seleção.



O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.

A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo.

As inscrições podem ser feitas via postal ou pessoalmente, de segunda a sexta- feira, das 10h às 17h, no período de 02 de Julho a 11 de Agosto de 2013; sábado e domingo, dias 10 e 11 de Agosto de 2013, das 9h às 13h.

A Comissão de Premiação 2013 é composta por Cildo Oliveira, artista visual;  Diógenes Moura, curador;  Eder Chiodetto,  curador e professor;  Maria Hirszman,  crítica de fotografia; Ronaldo Entler, pesquisador e professor. 

Mais Informações e regulamento completo pode ser obtido através do site www.portoseguro.com.br/fotografia . Os prêmios variam entre R$ 10.000 e R$ 40.000 reais.

Categorias de inscrição

Ensaios fotográficos

Para ensaios ou séries que formem um conjunto entre oito e doze imagens sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção.

Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto-e-branco, obrigatoriamente impressos – com no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) fotografias no formato máximo de 40 cm do lado maior, com margem ou não. No caso do trabalho conter dípticos, deverá ser contabilizado como duas obras. O artista deverá indicar qual a dimensão final de cada fotografia no caso dela vir a participar da exposição.

Serão aceitos trabalhos em formatos digitais, projeto escrito e qualquer outra mídia, tanto para uma série quanto para peças únicas, desde que a forma apresentada seja o suporte de finalização do trabalho. Neste caso o envio da inscrição será exclusivamente pelo site.                                                                                         

Bolsa para desenvolvimento de projeto - O fotógrafo deverá enviar projeto contendo objetivo, justificativa e cronograma de trabalho de no máximo 06 (seis) meses, além de currículo e portfólio de 12 imagens digitalizadas e encaminhadas pelo site, via formulário de inscrição.                                                                                       

O projeto premiado será acompanhado por um dos membros da Comissão de Seleção na função de tutor, que apresentará relatório do trabalho do bolsista.                                                                                                 

O resultado do Projeto ficará como prêmio aquisição compondo o Acervo do Instituto Porto Seguro.





“Passada mais de uma década de existência do Prêmio Porto Seguro Fotografia, que passou a se chamar Prêmio Brasil Fotografia, muita coisa mudou no panorama na fotografia nacional e mundial. Nesta última década a circulação de imagens aumentou exponencialmente, os amadores passaram a usar a fotografia como ferramenta cotidiana, profissionais deixaram de depender exclusivamente de veículos e espaços institucionais para difundir seus trabalhos. Muitos profissionais, artistas ou não, passaram a dominar todas as etapas de produção, edição, difusão e comercialização de suas obras que agora são vistas e comentadas em escala global.

Para se destacar no panorama da fotografia, amadores e profissionais passaram, cada vez mais, a desenvolver ensaios e séries fotográficas com o intuito de se aprofundar nos seus temas e criar uma linguagem autoral, num movimento que tem levado a fotografia a se expandir por meio de uma imensa diversidade de pontos de vistas que tendem, assim, a criar uma reflexão mais dialética e democrática sobre os temas abordados.

As novas tecnologias facilitaram a entrada de amadores e artistas não familiarizados com as técnicas do processo fotográfico, também contribuindo decisivamente para ampliar o repertório da fotografia contemporânea criando, inclusive, inesperados e bem-vindos pontos de intersecção com outras linguagens. Um dos efeitos desse movimento foi o estreitamento da barreira entre os conceitos de documento e arte.

O Prêmio Brasil Fotografia tem como objetivo privilegiar e refletir esse momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia em escala global passou a representar e que a produção brasileira, sem sombra de dúvida, é uma das principais protagonistas.”

Prêmio Brasil Fotografia

Nenhum comentário: