quarta-feira, 3 de julho de 2013

CAIXA CULTURAL CURITIBA À BEIRA DO MUNDO





Espetáculo tragicômico busca uma reflexão sobre a condição das pessoas à margem da sociedade





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 12 a 14 de julho, a peça “Estamira – Beira do Mundo” com a atriz Dani Barros e a diretora Beatriz Sayad, que assinam a dramaturgia da peça. Livremente inspirado no premiado filme “Estamira”, do diretor Marcos Prado, o projeto é mais que uma adaptação, é também um depoimento pessoal e artístico sobre os que se encontram à margem da sociedade.



A peça aborda a história de uma catadora de lixo, que possui uma doença mental crônica, mas também uma percepção de mundo surpreendente e devastadora. Uma profetisa do lixão, carregada de tragédia e humor, delirante e sábia, atordoante e provocadora. O pano de fundo é o lixão, porta pela qual adentramos o universo de Estamira. Lá, são encontradas cartas, memórias e histórias que não são possíveis de se jogar fora.



“Estamira – Beira do Mundo” foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell e APTR na categoria “Melhor Atriz”, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama) e Prêmio APTR (Texto, Espetáculo, Produção).



“Desde pequena, sempre tive uma forte atração pelo lixo. Meu apelido de infância era Maria Caquinho. Sempre que eu ia à praia ficava catando saquinho, plastiquinho, copinho, achava que as coisas iam sentir frio à noite. Me sentia a Mulher Maravilha, salvando todos aqueles caquinhos. E assim eu cresci: catando, juntando. Não jogo nada fora, acho que tudo um dia vai servir para alguma coisa: cacarecos, histórias, fotos, lembranças... Achei, no teatro, um lugar para depositar meus guardados”, conta Dani Barros.



A linguagem transita entre o grotesco e o sublime, o drama e a comédia, fazendo da peça um palco de tensão entre a loucura e a normalidade, o real e a ficção. Segundo a diretora Beatriz Sayad, há histórias tão lindas que merecem ser contadas, e tão fantásticas que se tornam teatrais. Histórias que são duras demais para serem lembradas e caras demais para serem esquecidas. E que encontram no teatro uma morada.



Dani Barros:

Atriz formada na Uni-Rio. Trabalhou no projeto “Doutores da Alegria” por 13 anos. Atuou, recentemente, nas peças “Maria do Caritó” e “Conchambranças de Quaderna”, ganhando o prêmio APTR de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante com estes trabalhos. Atuou no programa “Minha Nada Mole Vida” e no filme “O Veneno da Madrugada”, dirigido por Ruy Guerra. Trabalhou com diretores de teatro como Antônio Abujamra, João Fonseca, Moacir Chaves, Gilberto Gawronski, Inez Viana e Terry O’Reilly (Mabou Mines-NY).



Beatriz Sayad:

Desde 1991, trabalha com a companhia de teatro-clown suíça Teatro Sunil, atual Cia Finzi Pasca, atuando nos espetáculos: “1337 – Déjeuner sur L’herbe”, que percorreu cidades do Brasil e da Europa, e “Donka – une lettre a Tchekhov”, que passou por várias cidades da Rússia, América Latina, Canadá e Europa, e está atualmente em turnê mundial. Cursou a escola Jaques Lecoq, na França, em 1997 e 1998. Trabalhou no projeto “Doutores da Alegria” por 10 anos, atuando como atriz e também como Coordenadora Artística, em 2009/2010.



Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Beatriz Sayad

Atuação, dramaturgia e idealização: Dani Barros

Luz: Tomás Ribas

Figurino: Juliana Nicolay

Cenário: Aurora dos Campos

Direção musical: Fabiano Krieger e Lucas Marcier

Direção de Produção: Gabriela Rocha

Duração: 70 minutos



Assessoria de imprensa:

Rodrigo Browne: (41) 9145-7027

rbcomunica@gmail.com

Serviço:

Teatro: Estamira – Beira do Mundo

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 12 a 14 de julho de 2013 (sexta-feira a domingo)

Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: