domingo, 14 de julho de 2013

Ciclo de Leitura mostra diálogo entre literatura e manifestações artísticas dos bairros



Nesta segunda-feira (15), às 15h, tem início o Ciclo de Leitura Ebulição Marginal, que acontece no Espaço da Leitura mantido pela Fundação Cultural de Curitiba dentro do Centro da Juventude Eucaliptos, no Alto Boqueirão. O objetivo das rodas de leitura, que prosseguem até o dia 24 de julho, é mostrar que o diálogo entre literatura e manifestações artísticas da periferia da cidade é possível e enriquece a compreensão do mundo. A entrada é franca e informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3286-2931.
O primeiro encontro, intitulado Marginal: do Rap à Pauleira, terá como mediadoras de leitura Anna Carolina Azevedo e Sueelem Witsmiszyn, e contará com a participação de Cabes MC, um dos expoentes do hip-hop curitibano. O artista já compartilhou o palco com grandes nomes da música nacional e comanda, junto com Luis Gustavo “Cilho”, o estúdio independente Track Cheio, responsável pelo lançamento de mais de 40 trabalhos de MCs, DJs e produtores musicais.
Em busca de evolução sonora, Cabes estudou teoria musical e técnica vocal no Conservatório de MPB de Curitiba. Em seu mais recente trabalho, o álbum Para Onde As Pessoas Vão, o autor manteve o foco na construção de poesias urbanas, com uma sonoridade singular para abordar a importância de seguir o coração nas decisões e atitudes que cada pessoa deve tomar.

Arte em ebulição – O Ciclo de Leitura Ebulição Marginal, iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, dentro do programa Curitiba Lê, aponta as possibilidades literárias e artísticas que emergem dos bairros periféricos.  A intenção é mostrar aos jovens dessas regiões o quanto a arte está ligada ao cotidiano, ainda que nem sempre de forma perceptível.
O Ciclo pretende modificar a visão que alguns jovens sustentam sobre a literatura, revelando o quanto essa expressão artística é capaz de provocar reflexões e proporcionar novas perspectivas de interpretação do dia a dia.
Confira a programação completa do Ciclo de Leitura Ebulição Marginal:

  • 1º ENCONTRO - 15/07, 15h
- Roda de leitura “MARGINAL: DO RAP À PAULEIRA”
Com Anna Carolina Azevedo e Sueelem Witsmiszyn
Participação de Cabes MC

  • 2º ENCONTRO – 16/07, 15h
- Roda de leitura “A PERIFERIA EM FERRÉZ E SERGIO VAZ”
Com Sueelem Witsmiszyn

  • 3º ENCONTRO – 17/07, 15h
- Roda de leitura “CIDADE DE DEUS: UM MONUMENTO MARGINAL”
Com Diamila Medeiros

  • 4º ENCONTRO – 18/07, 15h
- Roda de leitura “CIDADE DE DEUS E A ÓTICA DE FERNANDO MEIRELES”
Exibição do filme “Cidade de Deus”
Com Anna Carolina Azevedo e Sueelem Witsmiszyn

  • 5º ENCONTRO – 19/07, 15h
- RODA DE BREAK E STREET DANCE “A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS”
Com Anna Carolina Azevedo e grupos de dança da região.

  • 6º ENCONTRO - 23/07, 15h
- Roda de leitura “A POESIA DE LEMINSKI, O CACHORRO-LOUCO DE CURITIBA”
Com Anna Carolina Azevedo e Manoel Martins

  • 7º ENCONTRO – 24/07, 14h
- Roda de leitura “O GRAFFITI É O LIMITE”
Com Anna Carolina Azevedo

Serviço:
Ciclo de Leitura Ebulição Marginal, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba.
Período: de 15 a 24 de julho de 2013
Local: Espaço da Leitura Eucaliptos (Centro da Juventude Eucaliptos – Rua Pastor Antônio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão).
Inscrições gratuitas
Vagas limitadas
Informações: (41) 3286-2931

Nenhum comentário: