quarta-feira, 3 de julho de 2013

CINEASTA ELIANE CAFFÉ FALA SOBRE CINEMA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA





Diretora debate o tema “Cinema e Desejo” e exibe o curta “O Mago dos Viadutos” no projeto Juliette Convida





A CAIXA Cultural Curitiba traz, no dia 10 de julho, a cineasta paulistana Eliane Caffé para a terceira edição do “Juliette Convida”, que aborda o tema “Cinema e Desejo”. Nessa edição será exibido o curta “O Mago dos Viadutos”, que retrata um projeto sociocultural realizado debaixo de dois elevados da capital paulista, e realizado um bate-papo com o público. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 19h.



O desejo é um assunto recorrente nos filmes de Eliane Caffé, cujos trabalhos mais conhecidos são os longas-metragens "Kenoma" (1998) e "Narradores de Javé" (2003). Formada em psicologia, a diretora estudou cinema em Cuba e na Espanha, estreando com o curta-metragem “O Nariz” (1987), em que adaptou um conto de Luiz Fernando Veríssimo. Realizou outros dois curtas nos anos seguintes: “Arabesco” (1990, premiado no Festival de Brasília) e “Caligrama” (1995, premiado no Festival de Gramado).



Eliane Caffé:

A cineasta estreou em 1998 com o longa-metragem “Kenoma”, título de destaque do período conhecido como “retomada do cinema brasileiro”, que traz o ator José Dumont como um visionário que tem como objetivo construir um moto-perpétuo, máquina que se autoalimenta infinitamente usando sua própria energia. Em 2003 Eliane lançou “Narradores de Javé”, seu segundo longa, em que retrata os esforços de um povoado em provar que sua cidade é historicamente importante, para que não seja inundada pela construção de uma usina hidrelétrica.



Em 2008 retornou ao formato curta-metragem com o documentário “O Mago dos Viadutos”, um registro do Projeto Viver, idealizado pelo ex-pugilista e catador de entulhos Nilson Garrido, que montou com ajuda da comunidade um ringue, uma academia, uma biblioteca, uma cozinha e um espaço de lazer, todos feitos com materiais reaproveitados, embaixo de dois viadutos. No ano seguinte, a cineasta lançou seu terceiro longa, "O Sol do Meio Dia", sobre uma disputa amorosa durante uma viagem de barco para Belém do Pará.



Por fim, em 2011, coordenou e montou o documentário "Céu Sem Eternidade", realizado por seus alunos em uma oficina de cinema ministrada em Alcântara, no Maranhão. O filme trata de uma comunidade de quilombolas local, que teve seu território ocupado por uma base espacial instalada na região.



O projeto “Juliette Convida”:

Idealizado por Josiane Orvatich e Murilo Wesolowicz, o “Juliette Convida” promove cinco encontros com importantes cineastas brasileiros, que exibem um trabalho audiovisual de curta-metragem seguido de um debate com o público presente, com tema proposto pela produção. As primeiras edições trouxeram a Curitiba os diretores Jorge Furtado (em 13 de março) e Lúcia Murat (08 de maio). O próximo encontro será realizado no dia 11 de setembro.



Entrevistas:

Rodrigo Duarte: 9941-2602



Serviço:

Juliette convida – Eliane Caffé

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 10 de julho de 2013 (quarta-feira)

Hora: 20h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábado, das 16h às 20h; domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: