segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cinema e Literatura no Pauliceia Literária





Intrinsecamente ligados um ao outro, com a adaptação de obras literárias para tela, o Cinema e a Literatura serão tema de umas das mesas da 1ª edição do Pauliceia Literária, festival de literatura que a capital paulista ganha em setembro, e que nasce com a proposta de se inserir, com padrão de excelência, na agenda cultural da cidade, do país e no painel literário internacional.

Philippe Claudel, escritor, roteirista e cineasta francês, e Richard Skinner, escritor inglês e professor de oficinas literárias, debatem as características que separam a linguagem narrativa do cinema e da literatura, os pontos em comum entre as duas artes e a diferença da autoria na literatura e no cinema. Temas como a linguagem própria e independência artística do cinema ao longo do século XX também estão na pauta do bate-papo entre os autores. A conversa será ilustrada com trechos do filme “Há tanto tempo que te amo”, de Philippe Claudel.

Skinner escreveu inúmeros romances e é atual professor diretor do prestigioso curso Como escrever um romance da Faber Academy. Entre seus livros, está The Red Dancer, e o famoso Fiction Writing – The Essencial Guide To Writing a Novel, ainda sem editora no Brasil. O escritor ministrará uma oficina literária durante o festival, com a mesma proposta do renomado curso da Faber, que ensina como escrever um romance.

Claudel é mestre de conferências na Universidade de Nancy, onde leciona no Instituto Europeu de Cinema e Audiovisual, e autor de diversos romances, mas nenhum ainda publicado por aqui. Há tanto tempo que te amo, filme de 2008, estrelado por Kristin Scott Thomas, foi adaptado de uma de suas novelas. As obras dos dois autores são inéditas no Brasil.

Nenhum comentário: