sábado, 20 de julho de 2013

Cinemateca apresenta mostra de filmes de Sylvio Back



A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 24 a 28 de julho, a Semana em Homenagem a Sylvio Back, com a exibição dos principais filmes da carreira deste que é um dos cineastas mais premiados do país. Fazem parte da mostra os longas-metragens Lance Maior, Aleluia Gretchen, Revolução de 30, Guerra dos Pelados e Lost Zweig. Os filmes serão exibidos em duas sessões, às 16h e 20h, com entrada gratuita.
Filho de imigrantes, Sylvio Back nasceu em Blumenau (SC). É cineasta, poeta, roteirista e escritor. Começou sua carreira no cinema no início dos anos 60, em Curitiba. Nesses 50 anos, dirigiu e produziu 37 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Suas obras receberam mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Em 2011, recebeu a insígnia de Oficial da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo conjunto de sua obra cinematográfica.
Tendo como pano de fundo o panorama histórico e social do sul do Brasil, a filmografia de Sylvio Back se destaca pela sua característica autoral. O mais antigo entre os filmes da mostra, e o que fez Back despontar no cenário nacional, é Lance Maior (1968), uma obra de ficção, cuja ação é centrada em personagens jovens, de diferentes camadas sociais, na Curitiba do final dos anos 60. Estrelado por Reginaldo Farias, Regina Duarte e Irene Stefânia, a história permeia os dilemas da juventude da época – a descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família e a luta pela sobrevivência.
Na sequência do sucesso de Lance Maior, Back produziu A Guerra dos Pelados (1971), um drama de viés histórico, que se passa no período da Campanha do Contestado, no outono de 1913, no interior de Santa Catarina. A concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar suas riquezas por meio de uma serraria subsidiária, e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados geram um sangrento conflito na região. Por exigência dos "coronéis", forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Mas, os "pelados" (assim chamados por rasparem a cabeça) se revoltam, protagonizando uma resistência à semelhança de Canudos. Com Stênio Garcia, Jofre Soares e Átila Iório, esse foi um dos seus filmes mais premiados, tendo sido inclusive indicado para o Festival der Berlim.  
A saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do sul do Brasil, por volta de 1937, é a base da trama de Aleluia, Gretchen (1978). Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul. O filme tem no elenco os atores Carlos Vereza, José Maria Santos e Miriam Pires.
Destaca-se também, entre as suas produções, o documentário Revolução de 30 (1980), sobre o Movimento Getulista. Esse momento da história do Brasil é reconstituído com trechos de filmes antigos e relatos de historiadores, cientistas e políticos.
Um de seus últimos trabalhos é Lost Weig (2004), com Rudiger Vogler, Ruth Rieser e Renato Borghi. O filme mostra como foi a última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil, país do futuro, e de sua jovem mulher, Lotte, que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, 70 anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático.

Serviço:
Semana em Homenagem a Sylvio Back
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco).
Datas e horários: de 24 a 28 de julho de 2013, às 16h e 20h.
Entrada franca.
Informações: (41) 3321-3252

Programação:

Dia 24 – 16h e 20h
LOST ZWEIG (BR, 2004 – 43’ – ficção – 16mm). Elenco: Rudiger Vogler, Ruth Rieser, Renato Borghi.
Classificação 12 anos

Dia 25 – 16h e 20h
A GUERRA DOS PELADOS (BR/PR, 1971 – 98’ – drama – 35mm). Elenco: Átila Iório, Jofre Soares, Stênio Garcia.
Classificação 12 anos

Dia 26 – 16h e 20h
REVOLUÇÃO DE 30 (BR/PR, 1980 – 122’ – documentário – 35mm)
Classificação 12 anos

Dia 27 – 16h e 20h
ALELUIA, GRETCHEN (BR/PR, 1976 – 118’ – ficção – 35mm).  Elenco: Carlos Vereza, José Maria Santos, Miriam Pires.
Classificação 12 anos

Dia 28 – 16h e 20h
LANCE MAIOR (BR/PR, 1968 – 100’ – ficção – 35mm). Elenco: Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefânia, Isabel Ribeiro, Fernando Zeni, Joel de Oliveira, Maurício Távora, Edson D’Avila, Odelair Rodrigues, Sergio Bianchi.  
Classificação 14 anos

Nenhum comentário: