segunda-feira, 22 de julho de 2013

Coleção: Saberes Plurais - UFMG


Eis aqui uma série para comprar , guardar, ver e rever os DVDs . Um museu digital resgatando a cultura popular em suas formas mais puras. 


Mestre Antônio

Minas Novas – Minas Gerais

Área: Cultura popular | Música

2013. 53p. Dimensão: 13 x 14 cm
Peso:0,07 gramas
Contém DVD

“O som dos tambores conversa com Deus. O som dos tambores conversa com o anjo da guarda. O som dos tambores bate forte no coração do ser humano. Os tambores são fonte de vida, de tudo”. Mestre Antônio Bastião fabrica tambores, ofício que aprendeu com seus antepassados e continua dando seguimento, como ele mesmo diz. Nesse ofício, espalha lições de fé, de respeito à natureza, ao ser humano e ao divino. O compromisso com os ancestrais em preservar e repassar a tradição de fala dos tambores.


Mestra Lira

Araçuaí – Minas Gerais

Área: Cultura popular | Ceramista

2013. 41p. Dimensão: 13 x 14 cm
Peso:0,07 gramas
Contém DVD

Lira Marques nasceu em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha. Tem na família antepassados brancos, negro e índios e aprendeu a extrair figuras do barro ainda menina. Possui grande influência na região. É educadora e líder comprometida com a política social. Sonha com a redistribuição de terras e comove-se com os menores sofredores de rua. Suas fortes emoções estão à vista em suas obras de barro ou pintadas (desde 1980) com as cores da terra do Vale. As figuras que produz retratam uma realidade nua e crua, misturando alegria e sofrimento; flores, bichos e pobreza, a revolta do fraco e a poesia.



Mestra Izabel Mestra Izabel

Santana do Araçuaí – Minas Gerais

Área: Cultura popular | Ceramista

2013.40p. Dimensão: 13 x 14 cm
Peso:0,07 gramas
Contém DVD

Mestra Dona Izabel começou a brincar com o barro muito cedo ao lado de sua mãe e de sua avó, que fazia vasilhas. A falta de brinquedos e, principalmente, de bonecas, que eram seu sonho de menina, foi grande motivadora para que ela começasse sua vida de artesã e artista do barro. Aos 12 anos, já fazia os jarros com bacias, galos e personagens para os presépios. Depois começou a fazer bonecas e, com uma delas, em 2004, ganhou o prêmio UNESCO de Artesanato para América Latina. Atualmente, aos 88 anos, ainda vive em Santana do Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, onde ensina sua arte.


Mestra Zefa

Araçuaí – Minas Gerais

Área: Cultura popular | Escultores

2013. 39p.
Dimensão: 13 x 14 cm
Peso:0,07 gramas
Contém DVD

Natural de Poço Verde, pequeno comércio de Sergipe, Joseja Alves dos Reis é uma notória nortista, nascida em 1925. Aportou em Minas Gerais pelos descaminhos da Seca, passando por Teófilo Otoni e chegando em Araçuaí, em 1962. Exímia contadora de histórias, Zefa hipnotiza os ouvintes com sua técnica apurada de arte dramática. Conheceu o Lampião, considera Antônio Conselheiro um santo, assim como Padre Cícero e o Doutor Guerra, médico que depois de morto auxilia mulheres no parto. Reconhecida benzedeira, atende aos lhe batem à porta, confiante nas rezas trazidas do norte. Mestra Zefa é umas das mais importantes artesãs do Vale do Jequitinhonha e suas peças de madeiras, especialmente os tamboretes, são muito famosos e procurados. Completando 87 anos em 2012, a artesã deixou de esculpir em decorrência da fragilidade de sua saúde.






LANÇAMENTO DA








Nenhum comentário: