sexta-feira, 26 de julho de 2013

DA VINCI PARA CRIANÇAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Máscaras e bonecos fazem parte da composição da peça que conta a história do pequeno Leonardo


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, nos dias 3 e 4 de agosto (sábado e domingo), a peça infantil “Leonardo – O pequeno gênio Da Vinci”, escrito e dirigido por Ivan Fernandes. O elenco é composto por Paulo Mathias Jr. (que interpreta Leonardo), Flávia Lopes, Lola Nascimento Borges, Marcelo Dias dos Santos, Claudio Amado, Fábio Felix e Miguel Gama, que dão vida a personagens, animais e paisagens, com apoio de máscaras e bonecos.

A peça conquistou quatro categorias do prêmio carioca Zilka Sallaberry, sendo melhor ator para Paulo Mathias Jr., melhor texto, melhor direção e melhor espetáculo infantil do ano de 2011. A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar.

Longe de ser uma biografia, a peça revela um Leonardo jovem e sonhador, com olhar atento à vida e às descobertas do mundo. O espetáculo recorre à licença poética para contar a história do garoto, com o uso de máscaras, bonecos e sonoplastia. “As máscaras foram usadas na preparação dos atores, durantes os ensaios e no espetáculo são usadas pelo coro que se desdobra em diversos personagens maiores. Os bonecos foram usados para dar vida aos animais como pássaros, cachorro, burro, borboletas, todos interagindo com o menino Leonardo”, explica o diretor Ivan Fernandes.

O palco nu se transforma no vilarejo renascentista com um painel que vira fundo para projeções e sombras que lembram os velhos desenhos no caderno de Leonardo, instigando a imaginação e investindo na formação de uma sensibilidade poética na criança. Criada especialmente para a peça, a trilha sonora de Samanta Renó remete ao univer­so musical renascentista e sublinha os climas dramáticos e cômicos, simbolizando tam­bém a passagem do tempo. “Leonardo – O pequeno gênio Da Vinci” desenvolve a imaginação das crianças e maneiras novas para buscarem conhecimento.
     
Ficha Técnica:
Texto e direção: Ivan Fernandes
Direção de arte e movimento: Flávia Lopes
Elenco: Paulo Mathias Jr, Cláudio Amado, Flávia Lopes, Marcelo Dias, Lola Borges, Fábio Felix e Miguel Gama
Direção musical: Samantha Renó
Iluminação: Aurélio De Simoni
Figurino: Cris Muñoz e Tânia Tartarelli
Cenário e adereços: Alexandre Guimarães
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Máscara e assentos: Marise Nogueira e Gabriela Bardy
Produtor local: Guilherme Marks

Informações e entrevistas:
Lyvia Rodrigues - (21) 8061-5853

Serviço:
Teatro infantil: “Leonardo – O pequeno gênio Da Vinci”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 03 e 04 de agosto de 2013 (sábado e domingo)
Hora: sábado às 15h30 e às 18h e domingo às 15h30
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 13h30 às 18h e domingo das 13h30 às 15h30)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: