segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diretores paranaenses lançam curtas-metragens na Cinemateca




Nesta quarta-feira (31), com sessão gratuita às 19h30, a Cinemateca de Curitiba abriga o lançamento dos curtas-metragens Tesouro, dirigido por Carla Pioli e Willy Schumann; e Radinho de Pilha, de Roberto Carlos de Oliveira. Os dois filmes foram finalizados em maio deste ano e têm classificação livre.

Carla Pioli estreia como diretora em Tesouro, trazendo no currículo mais de uma década de atuação como produtora de cinema, com vários curtas, médias e longas-metragens, dentro e fora do Paraná. Nessa primeira experiência na direção, Carla tem a parceria de Willy Schumann, um dos nomes de destaque na filmografia paranaense.

Uma adaptação do conto Causos II, de O Livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, Tesouro (PR – 18’ – ficção – digital) narra um episódio na vida de um velho solitário, a importância de seu passado e o quanto esse passado pode ser transformador. O filme já foi selecionado para os festivais Audiovisual Mercosul, em Florianópolis, e Brasil Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, reunindo no elenco Luthero Almeida, Jota Eme, Marcos Sabóia, Waldi Teixeira, além do próprio Willy Schumann.

Radinho de Pilha (PR – 12’ – ficção – digital) também marca a estreia de Roberto Carlos de Oliveira (Tinho) como diretor. O filme questiona: A vida vale um radinho de pilha? E responde: A vida é o sonho de cada um. No elenco da produção estão os atores paranaenses Silvia Monteiro, Luiz Carlos Pazzello e Rosana Stavis, que tem sido aclamada nacionalmente pelo monólogo Árvores Abatidas ou Para Luis Melo, selecionado para o Prêmio Shell de Teatro de São Paulo.



Serviço:

Lançamento dos curtas-metragens Tesouro (PR – 2013 – 18’ – ficção – digital), de Carla Pioli e Willy Schumann; e Radinho de Pilha (PR – 2013 – 12’ – ficção – digital), de Roberto Carlos de Oliveira.

Data e horário: dia 31 de julho de 2013 (quarta-feira).

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco).

Entrada franca.

Nenhum comentário: