sábado, 20 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 19 A 25 DE JULHO DE 2013




Dia 19 – 16h e 20h

Em comemoração ao Dia Nacional do Futebol:

BOLEIROS - ERA UMA VEZ O FUTEBOL (BR/SP, 1998 – 97’ – ficção – dvd). Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Denise Fraga, Marisa Orth, Flávio Migliaccio, Lima Duarte.

Num típico bar paulistano, com fotos de jogadores espalhadas pelas paredes, um grupo de homens tem algo em comum: todos são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol. Eles costumam se reunir ali para falar sobre jogos, atletas, times e juízes. Dessas conversas surgem lembranças de fatos e personagens insólitos do futebol, num clima de nostalgia debochada. Os episódios são tão familiares e, relatados com tanta habilidade, que acabamos nos convencendo de que todas as pessoas realmente têm uma história que vale a pena conhecer, só precisam aprender a contá-la.
Classificação livre
Ingresso gratuito



Dia 20 – 20h

CURTAS-METRAGENS DO CURSO DE CINEMA DO CENTRO EUROPEU

Lançamento dos curtas-metragens produzidos por jovens diretores curitibanos, formados pelo Curso de Cinema do Centro Europeu, o único curso livre do gênero no Paraná. Produzidos como trabalhos de conclusão de curso.
Classificação 12 anos
Ingresso gratuito



Dia 21 – 16h e 20h

OLHARES FEMININOS

A diversidade da condição feminina em seis diferentes olhares de mulheres cineastas compõe este programa. Com a sensibilidade que marcaria a carreira posterior de sua realizadora, a cineasta Laís Bodanzky, o premiado “Cartão Vermelho” acompanha a manifestação da sexualidade de uma menina, jogadora no futebol de várzea. Exibido no Festival de Cannes, o engenhoso “Três Minutos”, de Ana Luiza Azevedo, trata de decisões que podem mudar nossa vida. A sexualidade é protagonista também de Messalina, de Cristiane Oliveira – com a particularidade de a protagonista ser deficiente visual. Na animação “Desventuras de Um Dia, ou A Vida Não é Um Comercial de Margarina”, de Adriana Meirelles, um estressante dia de trabalho ganha redenção através do amor. Uma jovem mãe tem as agruras de um duro cotidiano compensadas através do contato com sua filha em “Dalva”, de Caroline Leone. Encerrando o programa, “Estória Alegre”, de Cláudia Pucci, é baseado em texto de Anton Tchecov e retrata uma situação de risco com desfecho extremamente prazeroso.

Total do Programa: 63 minutos

3 MINUTOS (BR/RS, 1999 – 6’ – ficção - dvd).
Direção: Ana Luiza Azevedo.
CARTÃO VERMELHO (BR/SP, 1994 – 14’ – ficção – dvd).
Direção: Laiz Bodanzky
DALVA (BR/SP, 2004 – 10’ – ficção – dvd).
Direção: Caroline Leone
DESVENTURAS DE UM DIA OU A VIDA NÃO É UM COMERCIAL DE MARGARINA (BR/SP, 2004 – 10’ – animação – dvd).
Direção: Adriana Meirelles
ESTÓRIA ALEGRE (BR/SP, 2002 – 9’ – ficção – dvd).
Direção: Claudia Pucci
MESSALINA (BR/RS, 2004 – 14’ – ficção – dvd).
Direção: Cristiane Oliveira
Classificação 14 anos
Ingresso gratuito



Dia 23 – 20h

Lançamento dos curtas-metragens realizados através da Lei de Incentivo à Cultura:

MÃOS À LATA (BR/PR, 2013 – 20’48” – documentário - dvd). Direção: Chico Cardoso.

Do alto, uma câmara aponta para uma lixeira na praça. Lá embaixo pessoas correm, muitas nem sabem atrás de quê. Cidadãos invisíveis reviram as latas e seguem silenciosamente seu caminho, limpando a cidade nas fazendo repensar a própria felicidade.

AÇUCAR (BR/PR, 2013 – 13’ – ficção - dvd). Direção: Joel Batista

A rotina do solitário Pedro sofre uma transformação quando uma nova vizinha se muda para o seu prédio. Desde então, estranhos acontecimentos acontecem durante a noite.
Classificação 12 anos para os dois filmes
Ingresso gratuito




De 24 a 28
SEMANA EM HOMENAGEM A SYLVIO BACK
De 24 a 28 de julho a Cinemateca de Curitiba apresenta a Semana em Homenagem a Sylvio Back, mostra que irá exibir clássicos da filmografia do cineasta. Tendo o sul do Brasil como pano de fundo para muitos de seus filmes a mostra busca exibir trabalhos de destaque do diretor, como “Lance Maior”, “Aleluia, Gretchen”, “Revolução de 30”, “Guerra dos Pelados” e “Zweig, a morte em cena”. Filmes com característica autoral deste que é um dos cineastas mais premiados do Brasil. Todos os filmes serão exibidos em 16mm e 35mm.
Entrada gratuita para todos os filmes da mostra.

Dia 24 – 16h e 20h

LOST ZWEIG (BR, 2004 – 43’ – ficção – 16mm). Elenco: Rudiger Vogler, Ruth Rieser, Renato Borghi.

Lost Zweig mostra como foi a última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro "Brasil, País do Futuro", e de sua jovem mulher, Lotte que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, setenta anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático.
Classificação 12 anos

Dia 25 – 16h e 20h
A GUERRA DOS PELADOS (BR/PR, 1971 – 98’ – drama – 35mm). Elenco: Átila Iório, Jofre Soares, Stenio Garcia.

Outono de 1913, interior de Santa Catarina, Campanha do Contestado. A concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar suas riquezas através de uma serraria subsidiária, e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados geram um sangrento conflito na região. Por exigência dos "coronéis", forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Mas, os "pelados" (assim chamados por rasparem a cabeça) se revoltam, protagonizando uma resistência à semelhança de Canudos.
Classificação 12 anos

Dia 26 – 16h e 20h
REVOLUÇÃO DE 30 (BR/PR, 1980 – 122’ – documentário – 35mm)

Documentário sobre o Movimento Getulista, reconstruído através de filmes antigos e de relatos de historiadores, cientistas e políticos.
Classificação 12 anos

Dia 27 – 16h e 20h
ALELUIA, GRETCHEN (BR/PR, 1976 – 118’ – ficção – 35mm).  Elenco: Carlos Vereza, José Maria Santos, Miriam Pires.

Saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo ao nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul. A trama se estende aos dias de hoje.
Classificação 12 anos

Dia 28 – 16h e 20h
LANCE MAIOR (BR/PR, 1968 – 100’ – ficção – 35mm). Elenco: Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefania, Isabel Ribeiro, Fernando Zeni, Joel de Oliveira, Maurício Távora, Edson D’Avila, Odelair Rodrigues,  Sergio Bianchi. 

Filme de ficção, tem a ação centrada  em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na  Curitiba da época: a descoberta  amorosa,  a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta  pela sobrevivência.
Classificação 14 anos





Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: