sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2013








De 26 a 28 (programação final)
SEMANA EM HOMENAGEM A SYLVIO BACK
De 24 a 28 de julho a Cinemateca de Curitiba apresenta a Semana em Homenagem a Sylvio Back, mostra que irá exibir clássicos da filmografia do cineasta. Tendo o sul do Brasil como pano de fundo para muitos de seus filmes, a mostra busca exibir trabalhos de destaque do diretor, como “Lance Maior”, “Aleluia, Gretchen”, “Revolução dos 30”, “Guerra dos Pelados” e “Zweig, a morte em cena”. Filmes com característica autoral deste que é um dos cineastas mais premiados do Brasil. Todos os filmes serão exibidos em 16mm e 35mm.
Entrada gratuita para todos os filmes da mostra.


Dia 26 – 16h e 20h
REVOLUÇÃO DE 30 (BR/PR, 1980 – 122’ – documentário – 35mm)
Documentário sobre o Movimento Getulista, reconstruído através de filmes antigos e de relatos de historiadores, cientistas e políticos.
Classificação 12 anos

Dia 27 – 16h e 20h
ALELUIA, GRETCHEN (BR/PR, 1976 – 118’ – ficção – 35mm).  Elenco: Carlos Vereza, José Maria Santos, Miriam Pires.
Saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo ao nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul. A trama se estende aos dias de hoje.
Classificação 12 anos

Dia 28 – 16h e 20h
LANCE MAIOR (BR/PR, 1968 – 100’ – ficção – 35mm). Elenco: Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefania, Isabel Ribeiro, Fernando Zeni, Joel de Oliveira, Maurício Távora, Edson D’Avila, Odelair Rodrigues,  Sergio Bianchi. 
Filme de ficção, tem a ação centrada em personagens jovens, de camadas sociais diferentes, na Curitiba da época: a descoberta  amorosa,  a Universidade, as baladas, o emprego, a família, a luta  pela sobrevivência.
Classificação 14 anos


Dia 30 – 18h e 20h
PROJETO VOLTA ÀS TELAS
Exibição dos documentários:
COMPANHIA LUMBER (BR, 1922 – 27’ – documentário – 35mm). Botelho Filmes
Documentário sobre a Companhia Lumber, aspectos da fábrica, corte e beneficiamento das toras de pinheiro araucária. Imagens de Geraldo Rocha, presidente da Cia Lumber e Henry Veinneister, diretor presidente.
VILA VELHA (BR, 1970 - 13’ – documentário – 16mm). Tati Produções Cinematográficas.
Documentário sobre Vila Velha, com imagens de Curitiba no início e também da Lagoa Dourada e Furnas.
Classificação livre
Ingresso gratuito



Dia 31 – 19h30
Lançamento dos curtas-metragens:
TESOURO (PR, 2013 – 18’ – ficção - digital). Direção: Carla Pioli e Willy Schumann. Elenco: Luthero Almeida, Marcos Sabóia, Willy Schumann
Baseado no conto Causos II do livro dos Abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que retrata um episódio na vida de um velhinho solitário. A importância de seu passado e o quanto esse passado pode ser transformador.
RADINHO DE PILHA (PR, 2013 – 12’ ficção - digital). Direção: Roberto Carlos de Oliveira. Elenco: Rosana Stavis, Luiz Carlos Pazello, Silvia Monteiro
A Vida vale um radinho de pilha?
A Vida é o sonho de cada um.
Classificação livre para os dois lançamentos
Ingresso gratuito



De 1º a 04 de agosto
MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS PORTUGUESES DE NENI GLOCK

Os quatro documentários em vídeo que serão apresentados nesta edição, com uma duração aproximada de 54 minutos cada um deles, focam histórias e personagens diversos que de alguma forma, seja pelo estilo de vida, filosofias, crenças, maneiras de pensar e agir, os tornam diferenciados.
Hippies, rastas, crentes, peregrinos, formam o rol das personagens e cenários que contam as histórias sugeridas.
Um retrato atual de uma pequena parcela da sociedade portuguesa, mesmo que algumas destas pessoas, por opção, vivam um pouco à margem dela.

Dia 01 – 20h 
A FÉ DE CADA UM (2003 - dvd)  
A imagem de N. Sra. de Fátima, a padroeira de Portugal, é o estopim de uma polêmica gerada por um padre católico contestador e crítico do Culto à Fátima e ao seu Santuário, ao qual denomina de “campo de concentração da dor”. Entretanto, milhares de fiéis atravessam o país a pé para agradecer seus milagres.
Solitariamente, por vias paralelas às estradas, caminha o “Pagador de promessas”. Por uma quantia previamente combinada, ele paga as promessas de quem já não as pode pagar.
Prêmio Especial do Júri - Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2005
Panorama – Lisboa – 2005

Dia 02 – 20h
RASTAS (2002 - dvd) 
Como vive uma família muito especial, os One Love Family. Dos 7 aos 46 anos, formam uma animada banda de Reggae. Todos tocam, todos cantam.
Vivem em contato direto com a natureza, nas montanhas perto de Coimbra, relativamente afastados da sociedade de consumo que eles denominam, por idealismo, de “Babilônia”.
Menção honrosa na Jornada Internacional de Cinema da Bahia – 2004 – Dias do documentário – Cinema King – Lisboa – 2004 – Panorama – Mostra de documentários – Lisboa – 2005 – Encontros Lusófonos – Países de língua portuguesa – 2005 – Festival del Cine Africano – Tarifa/Espanha – 2007 – Cabo Verde (em praça pública) – 2008

Dia 03 – 20h
TRANSMONTANOS (2011 – dvd)  
Aldeias em processo de desertificação humana em Trás-os-Montes no Portugal profundo.
Cubas - O dia a dia sempre igual na lida com a criação, única companhia de um casal que permanece onde já não há mais ninguém.
Cerdedo – Fronteira com Espanha. De seus 300 moradores resta pouco mais de uma dezena, entretanto duas crianças recém chegadas são uma lufada de ar fresco e a esperança de continuidade.
Produzido para a RTP2

Dia 04 – 20h
HAMBURG – ALENTEJO (2012 – dvd).
O incidente atômico em Chernobil, na Ucrânia, em 1983, além das vítimas mortais, mudou a vida de diversas pessoas também em países vizinhos, como a Alemanha. Muitos foram os que abandonaram suas terras em busca de novos ares. No sul de Portugal, no Alentejo, formou-se uma pequena comunidade de alemães hippies que ali se estabeleceram e criaram seus filhos.
Produzido para a televisão portuguesa, RTP2
Classificação: 12 anos para todos os filmes da mostra
Ingresso gratuito

Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: