quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coro da Camerata e Coral da UTFPR em apresentação conjunta na Capela Santa Maria



Na programação deste final de semana da Capela Santa Maria, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba une-se ao Coral da Universidade Federal Tecnológica do Paraná para a apresentação do concerto Entre Céu e Terra, sob a regência de Mara Campos. O repertório é dedicado a compositores contemporâneos – Eric Whitacre (1970), Jorge Drexler (1964), Giles Swayne (1946) e Benjamin Britten (1913-1976).  Os grupos fazem duas apresentações, nos dias 9 e 10 de agosto – sexta-feira às 20h, e sábado às 18h30.
O concerto é uma oportunidade de estreitar a parceria existente entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná. De acordo com a coordenadora de música erudita da Fundação Cultural, Janete Andrade, a UTFPR tem sido nos últimos anos uma grande parceira nas atividades da FCC, principalmente por sediar a Oficina de Música, nas quatro últimas edições do evento.
“O Coro da UTFPR é, há décadas, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da música coral em Curitiba. Convidamos o grupo para vivenciarmos uma experiência juntos. Entendemos que essa é também a nossa responsabilidade como agentes de formação e fomento. Devemos estimular as novas gerações amantes do canto, aproximando-as das atividades profissionais dos nossos grupos artísticos”, explica Janete. O Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná existe desde 1966, como grupo artístico formado por estudantes e pela comunidade. Fundado pelo maestro Francisco César Leinig, teve vários regentes e atualmente é dirigido pela maestrina Priscila Prueter.

Entre Céu e Terra - Na regência do concerto, que une os dois coros, está a maestrina Mara Campos, de São Paulo, nome de destaque no cenário da música coral brasileira. Desde 1978, Mara vem formando e dirigindo conjuntos de importantes instituições, como os corais da USP e do Theatro Municipal de São Paulo. Também coordenou vários festivais e encontros de coros, além de ter participado de mais de 20 edições da Oficina de Música de Curitiba como professora de regência e canto coral.
Ao montar o repertório do concerto Entre Céu e Terra, Mara Campos escolheu obras inspiradas no paradigma entre ciência e religiosidade. “A expressividade das obras dos compositores ingleses Benjamin Britten e Giles Swayne e do norte-americano Eric Whitacre, aliada à alta qualidade dos textos contrastantes de Christopher Smart, Octavio Paz e Jorge Drexler, emprestam fôlego e voz a este programa, como apelo à responsabilidade em nossa atuação cotidiana frente ao mundo em que vivemos”, diz.  Durante o concerto, Mara fará breves comentários sobre as peças.
O programa inicia com a canção Al Outro Lado del Rio, de Jorge Drexler, médico, cantor e compositor uruguaio. Tema do filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles, a música recebeu o Oscar de Melhor Canção Original. Foi a primeira canção em espanhol a receber a premiação.  O repertório inclui também quatro composições de Benjamin Britten, maestro e pianista inglês, um das figuras centrais da música clássica britânica do século 20. Escreveu em vários gêneros e estilos clássicos, de óperas a trilhas sonoras de filmes.
Outro destaque do programa são as composições do americano Eric Whitacre, uma das estrelas da música de concerto contemporânea em todo o mundo. Ele se tornou rapidamente um compositor sinfônico e coral muito solicitado, publicado e executado, assim como um regente e professor talentoso. Além disso, também escreve para filmes e foi indicado ao Grammy. Completa o repertório uma missa escrita pelo britânico Giles Swayne, cuja obra apresenta influências criativas do período em que viveu e visitou países africanos, como Gâmbia, Senegal e Gana.
O concerto faz parte da temporada anual de espetáculos dos grupos artísticos da Fundação Cultural de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo. O Coro da Camerata esteve recentemente na Alemanha, onde representou o Brasil na 3ª Bienal Internacional de Coros de Aachen. Nesta temporada 2013, o grupo atua sob a direção artística e regência da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez.

Serviço:
Entre Céu e Terra - Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e do Coral da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, com regência de Mara Campos.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Datas e horários: 9 e 10 de agosto de 2013. Sexta-feira às 20h, e sábado às 18h30.
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Informações: (41) 3321-2840

Nenhum comentário: