quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Espetáculo INQUIETO CORAÇÃO, com base em obras de Santo Agostinho, estreia em São Paulo

O ATOR CARIOCA EDUARDO RIECHE TRAZ A SÃO PAULO

ESPETÁCULO SOLO SOBRE Santo Agostinho

inquieto coração ESTREia em 23 DE AGOSTO, No viga espaço Cênico

Direção de Henrique Tavares



"Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre".
Santo Agostinho


Depois de uma bem-sucedida temporada no Rio de Janeiro, e de ter percorrido inúmeras capitais e cidades brasileiras (Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, entre outras), o espetáculo INQUIETO CORAÇÃO fará sua aguardada estreia em São Paulo. A temporada será realizada no Viga Espaço Cênico/Sala Piscina, entre 23 de agosto e 29 de setembro de 2013, totalizando 18 apresentações.

Elaborado a partir da adaptação de algumas cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), INQUIETO CORAÇÃO investiga os prazeres, as necessidades e as angústias do ser humano, e estreia nos palcos paulistanos justamente na semana em que se comemora o dia de Santo Agostinho, celebrado em 28 de agosto.

As reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV são o mote do monólogo interpretado por Eduardo Rieche, que destaca: “Agostinho vai muito além da figura religiosa, pois sua obra como escritor foi determinante para o pensamento ocidental. Era um escritor intenso, que deixou mais de mil publicações, entre livros, sermões, textos filosóficos e doutrinais, com temas variados como a religiosidade, Deus, a busca pela verdade, o amor e a condição humana”.

Formado em Psicologia, Rieche conta que seu primeiro contato com o trabalho de Santo Agostinho foi na faculdade, através da autobiografia “Confissões”. “Uma autobiografia pressupõe os conceitos de eu, sujeito e personalidade, que ainda não existiam no século IV. As obras de Santo Agostinho trazem questões extremamente contemporâneas sobre diversos assuntos, questões que muitos autores exploraram posteriormente, sob diversas vertentes”, acrescenta.

INQUIETO CORAÇÃO é uma reflexão sobre a vida, por meio do encontro dos escritos de Agostinho, este primeiro homem “moderno”, com o homem atual. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, afirma o diretor Henrique Tavares. A proximidade ator-público, neste caso, é quase uma metáfora da relação que a plateia poderá estabelecer com a grandeza da filosofia agostiniana.


Ficha Técnica

Dramaturgia e Atuação: Eduardo Rieche

Direção: Henrique Tavares

Cenário: Doris Rollemberg

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Mauro Leite

Programação Visual: Batman Zavareze e Lucas Pires

Fotos: Almir Reis

Produção Executiva (SP): César Baccan

Assistente de Produção (SP): Adriana Guerra

Assessoria de Imprensa (SP): Ofício das Letras (Adriana Monteiro)



Serviço

INQUIETO CORAÇÃO

Local:

Endereço: Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros (entre as ruas Heitor Penteado e Amália de Noronha) – próximo ao Metrô Sumaré

Telefone: (11) 3801 1843

Estreia: 23/08/2013

Temporada até: 29/09/2013

Horário: Sextas, às 21h30; sábados, às 21h; e domingos, às 19h

Duração: 55 minutos

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)

Lotação: 40 lugares

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Rede social: www.facebook.com/espetaculoinquietocoracao


Viga Espaço Cênico/Sala Piscina – www.viga.art.br

Nenhum comentário: