terça-feira, 27 de agosto de 2013

PRAÇA VICTOR CIVITA RECEBE TERCEIRA ETAPA DO “PROJETO DE OCUPAÇÃO A PIPA”, COM EXPOSIÇÃO DE VANDERLEI LOPES



Mostra fica em cartaz de 31 de agosto a 15 de setembro com entrada gratuita

O Prédio do Incinerador da Praça Victor Civita é o cenário escolhido para acolher a terceira etapa do “Projeto de Ocupação a Pipa”. Com curadoria de Mario Gioia e intervenções do artista Vanderlei Lopes, a exposição começa no dia 31 de agosto e fica em cartaz até 15 de setembro.

O “Projeto de Ocupação a Pipa” buscou intensificar o diálogo com as artes visuais contemporâneas, ampliando a possibilidade de acesso a uma produção antes restrita ao público em geral. Conceitualmente, a proposta é desmistificar a atuação do artista plástico diante do público, promovendo a interação com o espectador para romper a barreira do distanciamento que, muitas vezes, caracteriza os espaços tradicionais de exibição de obras de arte.

O processo de criação do artista plástico muitas vezes é tido como algo distante do público em geral. Por isso, a Praça convida a todos para participar da experiência de acompanhar passo a passo da montagem de uma exposição. As oficinas ocorrerão de 08 a 30 de agosto, todas as quintas e sextas-feiras. Elas serão ministradas pelo próprio Vanderlei e pela educadora Ana Luisa. As inscrições serão feitas através do e-mail educativo@atelierapipa.com.br ou pelo telefone 11 2506-0096.

Para falar um pouco mais sobre suas obras, Vanderlei Lopes participará ainda de um bate-papo com o curador e o público, no dia 14 de setembro.

A terceira etapa do Projeto tem patrocínio do Grupo CCR (http://www.ccr.com.br) e apoio da Praça Victor Civita (http://pracavictorcivita.org.br). A idealização é do Atelier a Pipa (www.atelierapipa.com.br) e a produção, da Porto das Artes (www.portodasartes.com).

SOBRE VANDERLEI LOPES

Vanderlei Lopes nasceu em Terra Boa, Paraná, em 1973. Artista plástico formado pela UNESP, expôs suas obras no Centro Cultural São Paulo, Galeria Virgilio e Centro Cultural Banco do Brasil. No exterior, participou do Loop VídeoArt Barcelona, em 2009, e na cidade do Porto, em 2007, com a exposição individual “Maus Hábitos”.

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos.Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO:
VANDERLEI LOPES
De 31/8 a 15/9 - exposição
Horário: quarta a sexta-feira, das 14h15 às 18h
Horário de funcionamento do museu: das 8h às 18h

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
Inscrições para oficinas: (11) 2506-0096 ou email educativo@atelierapipa.com.br
 

Nenhum comentário: