quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Público recorde e sucesso de vendas marcam a 7ª edição da sp-arte/foto






A sétima edição da sp-arte/foto terminou no último domingo, 25, com motivos de sobra para comemorar. O público foi recorde: mais de 12 mil pessoas passaram pela feira nos 5 dias de evento, 20% a mais do que no ano passado, e as vendas refletiram o aquecimento do mercado de arte no Brasil. Foram vendidas e esgotadas as tiragens das obras de Pedro David e Albano Afonso, das galerias da Gávea e Casa Triângulo. A galeria LOGO vendeu cerca de 9 obras de Flavio Samelo para um só colecionador do Ceará, que veio a São Paulo exclusivamente para a sp-arte/foto. Outros destaques de venda ficaram por conta de German Lorca, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, Gaspar Gasparian, Claudio Edinger, Marcia Xavier, Luiz Braga, Bruno Veiga, José Bento, Patrick Hamilton.



As galerias estreantes A Casa da Luz Vermelha, de Brasília, e Kamará Ko, de Belém, ganharam muita atenção por Tiago Santana e Anderson Schneider e João Paulo Barbosa, Miguel Chikaoka e Alberto Bittar. A Galeria Jaqueline Martins foi outro destaque do evento - as 29 obras vintage, que retratavam performances feitas entre os anos 40 e 90, principalmente na Europa, lotaram o estande todos os dias, chamando atenção de experts e curiosos.



O interesse pela produção fotográfica atraiu colecionadores de todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, confirmando a vocação da sp-arte/foto como principal ponto de encontro das artes e da cidade de São Paulo como pólo produtor e irradiador de cultura da cidade de São Paulo. A maior parte do público, 85%, foi até o JK Iguatemi para visitar especificamente a feira.



A abertura do evento para convidados e jornalistas, na quarta-feira, dia 21, lotou os 2 andares de exposições e atraiu nomes como Marcelo Araújo (secretário de Cultura de São Paulo), Tadeu Chiarelli (diretor do MAC-USP), Ivo Mesquita (curador da Pinacoteca), Eduardo Saron (diretor do Itaú Cultural), Paulo Vicelli (diretor da Pinacoteca), Shoair Mavlian (curadora do departamento de fotografia da Tate London), Alfons Hug (curador da 26ª Bienal Internacional de São Paulo), Teixeira Coelho (curador do MASP), Lilian Tone (curadora-assistente do MoMA), Tobi Maier (curador associado da 30ª Bienal de São Paulo), Carlos Jereissati Filho (presidente do Grupo Iguatemi), Eder Chiodetto (jornalista e fotógrafo), Ricardo Boechat (jornalista), além de colecionadores como Ricard Akagawa, Susanna Steinbruch, Maguy Etlin, Cleusa Garfinkel, Heitor Martins, Miguel Chaia, Olavo Setúbal Filho, Alfredo Setubal Filho, entre outros.


Pela primeira vez, a sp-arte/foto promoveu uma exposição institucional. “Paulo, José, Ademar – 3 modernos” reuniu 23 fotos vintage clicadas nas décadas de 50 e 60 pelos artistas José Yalenti, um dos fundadores do lendário Foto Cine Clube Bandeirantes, Ademar Manarini e Paulo Pires. A mostra teve curadoria de Isabel Amado e Iatã Cannabrava. Paralelamente, o auditório da Livraria da Vila abrigou 4 encontros. O jornalista e crítico do jornal O Estado de S.Paulo, Antonio Gonçalves Filho, conversou com os integrantes da Cia de Foto.  Lucas Bambozzi e Giselle Beiguelman, da Revista seLect, falaram sobre fotografia. A obra de Chico Alburquerque foi tema de bate-papo entre Sergio Burgi, do IMS e Ricardo Albuquerque. O fotógrafo e curador americano Leo Rubinfien falou sobre a obra de Garry Winogrand, importante fotógrafo americano das décadas de 50 e 70, para um auditório lotado de pessoas que conheciam sua obra transgressora, até recentemente pouco divulgada. Uma mostra feita pelo Museu de São Francisco SFMOMA revelou ao público centenas de imagens nunca vistas e mantidas em segredo até então. Na sp-arte/foto deste ano ainda houve o lançamento da publicação “Movimento”, da galeria FASS, inteira dedicada à fotografia.



A sp-arte/foto 2013 contou pelo sétimo ano, com patrocínio da Oi, do Credit Suisse Hedging-Griffo e do JK Iguatemi, além do apoio cultural da Oi Futuro. Chandon, Illy, Perrier, AirFrance e Etel, referências nos segmentos de design de autor e produtos de luxo, foram os novos e importantes parceiros da feira este ano, e distribuiram seus produtos a todos os visitantes do evento. A ETEL ambientou o lounge do Credit Suisse aberto ao público, com móveis de Claudia Moreira Salles e Jorge Zalszupin.

Nenhum comentário: