terça-feira, 27 de agosto de 2013

SESI-BRITISH COUNCIL APRESENTA PEÇA FOGO AZUL DE UM MINUTO

NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL APRESENTA
FOGO AZUL DE UM MINUTO COM DIREÇÃO DE ZÉ HENRIQUE DE PAULA
 
Em cartaz a partir do dia 29 de agosto, peçatraz texto de Daniel Graziane, autor do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council e direção de Zé Henrique de Paula. Com entrada gratuita, sessões serão realizadas de quinta a domingo, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso.
 
São Paulo, agosto de 2013–Sem armas de fogo ou emprego da violência, um grupo de terroristas ataca o lugar mais concorrido do momento: o fictício Balneário de Cine.Conhecida como a “Rede”, a quadrilha é composta por três homens e uma mulher. Eles armam um esquema sofisticado de cooptação das massas, cuja principal arma é a poesia. Após ganhar a simpatia da população (e o ódio dos políticos locais) os quatro ativistas experimentam o contra-ataque governamental, fundamentado no uso da força e no poder do dinheiro.Com uma narrativa intensa, Fogo Azul de Um Minutoé o resultado da nova safra de talentos revelados pelo Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP. A montagem estreia no dia 29 de agosto, no Mezanino do Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, na avenida Paulista. Com entrada franca, a peça é apresentada às 20h30, de quinta a sábado; aos domingos, às 19h30.
 
Para a coordenadora do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, Marici Salomão, a peça se destaca pela maneira como apresenta as questões de forma e conteúdo.Com referências a passagens da vida do artista francês Yves Klein (recriado na peça como uma personagem feminina), Fogo Azul de Um Minuto também aborda ações situacionistas da primeira metade do século 20, na Europa."É um texto corajoso no campo da construção da forma, cozida pela fragmentação, pelas inversões temporais e pelo hibridismo de linguagem. Graziane é um autor obstinado, que não tem medo de se arriscar como inventor", elogia.
 
Cine é um charmoso balneário – eleito pelas pessoas mais elegantes da sociedade como o melhor lugar para se viver, e com verão razoavelmente quente. A escolha desse ambiente como palco não é feita ao acaso, porque Cine encontra paralelo nas sociedades modernas, onde protestos param as cidades, agitam os ânimos de políticos, polícia e dos cidadãos. “Além da contemporaneidade do assunto, o texto é forte, marcante e se revela vigoroso, com uso de diferentes linguagens”, diz Marici.
 
Nessa fábula anárquica,o governador e o almirante Noronha consideram uma questão de honra o controle das manifestações, a prisão dos ativistas e a manutenção da ordem pública.Mais do que isso, os poderosos políticos têm interesses financeiros. Eles aguardam a chegada de um importante grupo de acionistas, que pode investir muito no famoso balneário, e não desejam ver seus planos frustrados por quatro poetas subversivos. Porém, o grupo formado por Landru (o temível Barba Azul), Arman (o guerreiro sonhador), K (o artista mercenário) e Yves (a musa etérea e diáfana) colocarão à prova o poder de sua poesia contra o dinheiro e o poder.
 
Fogo Azul de Um Minuto foi selecionado entre as produções dos jovens autores participantes do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. O projeto, criado em 2006, tem por objetivo a descoberta e desenvolvimento de novos autores teatrais brasileiros. Sob coordenação de Marici Salomão, a proposta tem por base a atuação conjunta das instituições, incluindo a participação de centros de dramaturgia britânicos, para incentivo do intercâmbio de experiências e metodologias.
 
Sobre o diretor:
 
Zé Henrique de Paula é diretor, figurinista, cenógrafo, ator, tradutor, professor e arquiteto. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Fez curso de Costume Design For Theatre and Screen, noCollege of Art and Design – London. Dirigiu: O Livro dos Monstros Guardados, de Rafael Primot; R&J, de William Shakespeare; No Coração do Mundo, de Tony Kushner; O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind; As Troianas – Vozes da Guerra, adaptado de Eurípides; Side Man, de Warren Leight; Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues; Bichado, de Tracy Letts e Universos, de Nick Payne, além de participar do projeto Te Amo, São Paulo. Premiado melhor diretor por Revelação, no Festival Nacional de Curta Teatro de Sorocaba. Vencedor do Prêmio Shell 2012 na categoria Melhor Figurino em L'Ilustre Molière;indicado por Melhor Cenário em Bichado e Melhor Figurino em No Coração do Mundo.
 
Sobre o British Council
 
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: educação, língua inglesa, artes, esportes e exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.
 
 
 
Ficha Técnica:
 
Texto:Daniel Graziane
Direção: Zé Henrique de Paula
Trilha: Fernanda Maia
Elenco: Atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP
Assistência de direção: Herbert Bianchi e Thiago Ledier
Cenografia e Figurino:Zé Henrique de Paula
Iluminação: Fran Barros
Preparação de atores: Inês Aranha
Direção de Produção:Sergio Mastropasqua
Produtora Executiva:Claudia Miranda e PatriciaPichamone
 
SERVIÇO:
 
Espetáculo: Fogo Azul de Um Minuto
Temporada: de 29 de agosto a 8 de dezembro - de quinta-feira a sábado, às 20h30; e domingo, às 19h30. Estreia para convidados no dia 28 de agosto, às 20h30.
Classificação indicativa: 12 anos.
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – avenida Paulista, 1.313 – Metrô Trianon-Masp.
Capacidade: 50 lugares.
Duração: 70 minutos.
Gênero:drama.
Entrada franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento. São distribuídos dois ingressos por pessoa.


Nenhum comentário: