quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TEM PIANO NO SAMBA DA CAIXA CULTURAL CURITIBA



A pianista Maíra Freitas se apresenta no projeto Samba de Bamba


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima terça-feira (13), pelo projeto Samba de Bamba, a jovem pianista Maíra Freitas, filha do compositor Martinho da Vila. A artista será acompanhada por André Siqueira (percussão) e Cassius Theperson (bateria). Os ingressos estão à venda a partir desta terça-feira (6), ao meio-dia, somente na bilheteria da CAIXA Cultural.

Cantora, pianista e compositora, Maíra chega pela primeira vez a Curitiba e apresenta seu show com talento, bom-humor e elegância. O repertório tem como fio condutor as canções de seu primeiro disco – “Maíra Freitas” (Biscoito Fino/2011) –, produzido pela irmã Mart’nália, que inclui sambas de sua autoria e de compositores como seu pai Martinho da Vila (Disritmia), Paulinho da Viola (Só o Tempo), Noel Rosa (Último Desejo), Chico Buarque, (Mambembe), Jacob do Bandolim (O voo da mosca) e até Michael Jackson (com uma versão suingada de “Beat it”); além de canções inéditas, como como “Politibol”, “Lembrar de Quê” e uma versão especial para o clássico de Nina Simone “Feeling Good”.

Maíra Freitas:
Formada pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maíra Freitas possui uma carreira extensa como pianista erudita e, ultimamente, está se aventurando pela música popular. Estreou como cantora e pianista no disco “Poetas da Cidade”, do pai Martinho da Vila. Em 2011 lançou, pelo selo Biscoito Fino, o CD Maíra Freitas, com três faixas de sua autoria: "Alô?", "Corselet" e "Se joga".

Neste ano fez a direção musical, os arranjos e atuou como cantora e pianista, ao lado de sua irmã Mart'nalia, no disco "Carnavalança – Carnaval para Crianças" lançado pela Biscoito Fino. O disco conta com participações de grandes nomes da Música Brasileira como Chico Buarque, Maria Rita, Martinho da Vila, Luiz Melodia, Paula Lima, Moyseis Marques e Evandro Mesquita.

Samba de Bamba:
O coordenador e curador do projeto Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, explica que vai realizar mensalmente, até novembro, uma série de nove shows, sempre às terças, na CAIXA Cultural Curitiba. "Os convidados são artistas excelentes, representantes autênticos do que, hoje, se convencionou chamar 'Samba de Raiz' mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem as imposições comerciais do mercado", explica.

O projeto traz, em cada apresentação, um formato semelhante ao que o produtor já realiza há 17 anos no seu programa “Samba de Bamba”, na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os sambistas convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. “No palco, durante o show, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências. Acredito que, assim, o público vai conhecer um pouco mais do processo criativo de cada sambista e da própria história do samba”, finaliza Browne. A próxima atração – o grupo Quinteto em Branco e Preto – se apresenta no dia 10 de setembro.

Informações e entrevistas:
Rodrigo Browne – (41) 9145-7027

Serviço:
Samba de Bamba – Maíra Freitas
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 13 de agosto de 2013 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos à venda a partir desta terça-feira (6): R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: