A riqueza rítmica e melódica
de países latinos invade a Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de
semana, nas vozes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com o espetáculo Cantares da América Latina. As
apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (27) e às 18h30 de sábado (28).
No programa estão 17 músicas do século 20, de representativos compositores do
Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela.
O concerto integra a agenda
anual de apresentações patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, e estará
sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que responde pela
direção artística e a regência do Coro da Camerata, na temporada 2013. Maria
Antonia também fará comentários sobre as obras executadas, permitindo ao
público uma melhor apreciação do espetáculo.
“O repertório mistura ritmos
e cantares que evidenciam a diversidade e a força musical da América Latina”,
destaca Maria Antonia. “No programa estão partituras originais e arranjos com
um perfil popular e folclórico, escritos no século 20, transitando por diversos
estilos”, adianta a maestrina. A escolha das obras exige versatilidade dos
cantores e evidencia o preparo vocal dos integrantes do Coro da Camerata, que
se apresentam “a cappella” (sem
acompanhamento instrumental).
O concerto confirma a
excelência do trabalho desenvolvido pelo grupo, desde a sua criação, em 1974, e
que extrapolou fronteiras. A mais recente viagem internacional do Coro da Camerata
Antiqua aconteceu em junho passado, quando representou o Brasil na 3ª Bienal de
Coros (3ª Internationalen Chorbiennale), em Aachen, na Alemanha, figurando
entre os mais importantes corais europeus e de outros continentes.
Repertório – Na
extensa relação de obras do repertório desse concerto do Coro da Camerata
Antiqua de Curitiba está a composição La
Muerte del Ángel, do argentino Astor Piazzolla, uma das peças “angelicais”
com as quais o autor abalou o mundo conservador do tango. Com essa obra dedicada
a seu pai, Piazzolla usou o equação “novo tango + tragédia + comédia + bordel”
para definir sua inovadora direção, acrescentando sofisticação harmônica com um
swing de jazz indescritível. Da
Argentina também figuram Arroz com Leche
e Se Equivocó la Paloma, de Carlos
Guastavino, El Mareao, de Alberto
Rodríguez; mais Alfonsina y el Mar,
de Ariel Ramires e Felix Luna.
Do Brasil foram escolhidas Berimbau, de Baden Powell e Vinicius de
Moraes, composição que é um mergulho nas tradições não ocidentais; Quadrilha, de Osvaldo Lacerda sobre poesia
de Carlos Drummond de Andrade, que mostra a criatividade do músico frente ao
trabalho do poeta; Cantares, de
Ronaldo Miranda; e Carinhoso, de
Pixinguinha e João de Barro, uma das mais importantes obras da música popular
brasileira. Da Venezuela vem El Explicao,
com arranjo de Pablo Hurtado.
Cuba tem sete composições
selecionadas: Penas, de Beatriz
Corona sobre poema de José Martí; Son
Mercedes, de Leo Brouwer; Tiempo para
un Tiempo, de Roberto Valera; Juramento,
canção em forma de bolero de Miguel Matamoros; Canto de los Cafetales, de Alejandro Garcia Caturla, que revela as
profundas raízes africanas da cultura cubana; Entre el Espanto y la Ternura, de Beatriz Corona e Silvio
Rodríguez; e Guayaboso, rumba de
Guido López-Gavilán, um verdadeiro quebra-cabeça de ritmos afro-cubanos, de
complexidade vertiginosa, no qual as vozes assumem o papel de percussão.
A
regente – Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São
Petersburgo (Rússia), a cubana Maria Antonia Jimenez foi convidada, em 1995,
pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e
regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com o qual obteve
reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e no exterior.
Com importantes premiações,
entre elas os Diplomas de Ouro e Prata no 26º Concurso Internacional de Coros
Franz Schubert (Áustria – 2010), as Medalhas de Ouro e Prata nas 5ª Olimpíadas
Mundiais de Coros (Áustria – 2008), a Medalha de Ouro no 9º Concurso Internacional
de Coros Orlando Di Lasso (Itália – 202) e a Medalha de Bronze no 12º Concurso
de Música Sacra (Grécia – 2006), também realiza pesquisas sobre a música
folclórica paraense.
Maria Antonia ainda
respondeu pela produção e direção musical dos CDs solos do Coro Carlos Gomes,
intitulados O Belo (2002) e O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará
(2004). Em 2012, foi homenageada pela Fundação Carlos Gomes pela sua
contribuição musical.
Serviço:
Apresentações do Coro da
Camerata Antiqua de Curitiba com o programa Cantares
da América Latina, sob a regência da maestrina Maria Antonia Jimenez, dentro
da temporada 2013 de espetáculos patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela
Volvo.
Datas e horários: dia 27 de
setembro (sexta-feira), às 20h, e dia 28 de setembro de 2013 (sábado), às 18h30.
As apresentações contam com comentários da maestrina Maria Antonia
Jimenez.
Local: Capela Santa Maria
Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15
(meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.
Programa
1-
Astor Piazzolla (1921 – 1992, Argentina)
Arranjo: Néstor Zadoff
La Muerte del
Ángel
2-Beatriz
Corona (1962, Cuba)
Poema: José Martí
Penas
3-Osvaldo
Lacerda (1927 – 2011, Brasil)
Texto: Carlos Drummond de
Andrade
Quadrilha
4-Carlos
Guastavino (1912 – 2000, Argentina)
Arroz con Leche
5-Leo
Brouwer (1939, Cuba)
Son Mercedes
6-Ronaldo
Miranda (1948, Brasil)
Texto: Walter Mariani
Cantares
7-Ariel
Ramirez (1921 – 2010, Argentina) / Felix Luna (1925 – 2009, Argentina)
Arranjo: Hugo de la Vega
Alfonsina y el Mar
8-Roberto
Valera (1938, Cuba)
Arranjo: Conrado Monier
(Cuba)
Tiempo para un Tiempo
9-Pixinguinha
(1897– 1973, Brasil) / João de Barro (1907 – 2006, Brasil)
Carinhoso
10-Arr.
Pablo Hurtado (Venezuela)
El Explicao
11-Miguel
Matamoros (1894 – 1971, Cuba)
Arranjo: Electo Silva
Juramento
12-Alejandro
Garcia Caturla (1940, Cuba)
Canto de los Cafetales
13-Carlos
Guastavino (1912 – 2000, Argentina)
Texto: Rafael Alberto
Se Equivocó la Paloma
14-Baden
Powell (1937 – 2000, Brasil) / Vinicius de Moraes (1913 – 1980, Brasil)
Arranjo: Arlindi
Teixeira
Berimbau
15-Beatriz
Corona (1962, Cuba) / Silvio Rodríguez (1946, Cuba)
Entre el Espanto y la Ternura
16-Alberto
Rodríguez (1946, Argentina)
Arranjo: Fernando Moruja
El
Mareao
17-Guido
López- Gavilán (1944, Cuba)
Guayaboso
Nenhum comentário:
Postar um comentário