sábado, 28 de setembro de 2013

ARGENTINA EM QUADRINHOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Projeto literário Cena HQ apresenta a leitura do quadrinho “Noturno” de Salvador Sanz


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (2), a leitura do quadrinho “Noturno”, de Salvador Sanz, no projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia. A leitura cênica é dirigida por Talita Neves com atuação de Sávio Malheiros, Juliane Souto, Isadora Terra e Manolo Kottwitz

Noturno marca a primeira visita de um artista internacional ao Cena HQ. Salvador Sanz, apresenta sua onírica obra, editada no Brasil pela Zarabatana. Utilizando sua arte e técnica narrativa, Sanz nos transporta para uma Argentina ao mesmo tempo fantástica e real, onde nos faz acompanhar um inacreditável conto de fantasia e terror, nesta que já pode ser considerada uma graphic novel clássica do gênero.

O quadrinho é uma das mais recentes criações de Sanz, famoso por seus desenhos hiperrealistas de cidades argentinas, e por suas histórias macabras, como a do quadrinho de terror Legión. ”Noturno” virou série na revista argentina Fierro, entre maio de 2007 e julho de 2009, e dá início à Coleção Fierro da Zarabatana Books.

O autor:
Salvador Sanz nasceu em Buenos Aires, em 1975. Teve publicações do seu trabalho na revista franco-argentina Ex Abrupto, na antologia de autores do Mercosul Sudamérika e, em 2005, desenhou a série Ángela Della Morte para a revista Bastión Unlimited. Também dirigiu dois curtas de animação: El Inivisor e Gorgonas, este último ganhador do prêmio de melhor curta de animação na Comicon 2005, em San Diego – Califórnia (EUA).

Em 2006, Sanz publicou Legión que, mais tarde, chegou ao mercado americano pela IDW Publishing. Em 2007, publicou Desfigurado. Atualmente, combina sua atividade de quadrinista com a realização de storyboards para cinema e publicidade, além de dar aulas sobre quadrinhos.

Cena HQ:
O projeto promove encontros inusitados entre quadrinhos e cena, provocando discussões sobre a produção de graphic novels no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. A curadoria de autores é de José Aguiar, e a de encenadores, de Paulo Biscaia Filho. Mais informações podem ser encontradas no facebook do projeto /cenahqbrasil.

Serviço:
Literatura: Cena HQ
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 2 de outubro de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h
Ingressos: um livro não didático ou um livro de quadrinhos
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Lotação: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Nenhum comentário: