sábado, 28 de setembro de 2013

CURTA 8 NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Único festival exclusivamente dedicado ao formato Super 8 na América Latina exibe mais de 50 filmes vindos de 6 países



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 3 a 6 de outubro, a nona edição do festival de cinema “Curta 8”. A programação deste ano conta com mais de 50 filmes, vindos de seis países, que foram realizados no clássico Super 8, formato que ainda sobrevive em plena era digital. Os títulos serão exibidos em 9 mostras, todas com entrada franca.

Boa parte dos filmes exibidos são produções recentes. Muitos deles fazem parte de mostras competitivas, compostas por audiovisuais finalizados em película ou em suporte digital. O destaque da mostra fica por conta dos filmes em Tomada Única, feitos com apenas um cartucho, e filmados na ordem narrativa do roteiro, sem qualquer edição posterior. Além disso, estes são vistos pela primeira vez, tanto pelo público quanto pelo realizador, na tela grande do festival, sendo uma surpresa para todos.

A maioria dos filmes em Tomada Única é fruto de oficinas gratuitas que antecedem o festival, realizadas em Curitiba, Campinas e Rio de Janeiro. Além de filmes produzidos por alunos, o festival convida realizadores a produzir filmes nesses moldes e, neste ano, os escolhidos foram cinco coletivos de arte e cinema, de diversas regiões do Brasil: Mau Mau (de Pernambuco), Filé de Peixe (Rio de Janeiro), Laborilha (Santa Catarina), Filmes de Plástico (Minas Gerais) e Filmes do Caixote (São Paulo).

Mostras:
Esta edição do Curta 8 conta ainda, com a mostra “Desbunde”, com trabalhos em tomada única de oito realizadores, de diversas partes do país, em parceria com o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A inspiração é o Cinema do Desbunde, que radicaliza possibilidades artísticas.

O trabalho de resgate da história do Super 8 no Brasil, neste ano, fica por conta da mostra Claudinê Perina Camargo, que exibe, durante uma hora, diversos filmes desse realizador, nascido em Campinas e radicado em Curitiba. Sua produção começou em 1969, abordando temas que continuam bastante atuais, como a força destrutiva do homem sobre o planeta e a natureza, em filmes de fantasia futurista. Também flerta com a comédia e a sátira, entre outros gêneros cinematográficos. O autor estará presente no evento, para um debate, em 4 de outubro, após sua mostra retrospectiva.

O público também pode participar do Curta 8 que, no domingo, exibirá a sessão “Dia do Filme Caseiro” (ou Home Movie Day), com uma seleção de filmes pessoais, em Super 8 e Single 8, que os espectadores poderão trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de festival. A ideia é exibir de tudo: desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares. Além dos filmes trazidos pelo público, neste ano o festival convidou o colecionador Paulo José da Costa, dono do sebo Fígaro, para exibir uma seleção de seu vasto acervo. Essa mostra ocorre às 16h de domingo.

Sobre o Curta 8:
Criado em 2005, o festival se consolidou como evento mundial do gênero. Em 2008, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, conseguiu parcerias fora do país, tornando possível ao festival se tornar uma das maiores iniciativas do gênero já realizadas no Brasil, sendo hoje referência internacional e único do gênero na América Latina. É coordenado por Leandro Bossy, responsável pela curadoria das mostras competitivas e oficinas, esta última ao lado de Pedro Merege, contando ainda com a curadoria de Lila Foster e Fábio Allon, responsáveis pelas mostras paralelas. Tem produção da Perfil Comunicação e Cultura e produção executiva da Processo Multiartes.


Programação:

QUINTA – DIA 03
- 18h30 - Sessão Competitiva: filmes finalizados em digital.
- 20h - Cerimônia de Abertura.
- 20h30 - Sessão Competitiva: filmes em tomada única.
- 21h10 - Debate com os realizadores presentes, mediado por Fábio Allon.

SEXTA – DIA 04
- 18h30 - Mostra Paralela “Claudinê Perina Camargo”.
- 19h30 - Debate com Claudinê Perina Camargo, mediado por Lila Foster.
- 20h30 - Sessão Competitiva: filmes em tomada única.
- 21h10 - Debate com os realizadores presentes, mediado por Fábio Allon.

SÁBADO – DIA 05
- 18h30 - Mostra Paralela “Desbunde”.
- 19h30 - Debate com os realizadores presentes, mediado por Fábio Allon.
- 20h30 - Sessão Competitiva: filmes em tomada única.
- 21h10 - Debate com os realizadores presentes, mediado por Fábio Allon.

 DOMINGO – DIA 06
- 16h - Dia do Filme Caseiro (Home Movie Day) - Realizado pela quarta vez em Curitiba, abre a oportunidade para que indivíduos e famílias dividam com o público do festival seus próprios filmes caseiros rodados nos formatos Super 8 e Single 8.  São aceitos desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares. Coordenação: Lila Foster.
- 18h30 - Mostra Paralela de Coletivos, em tomada única.
- 19h30 - Debate com os realizadores presentes, mediado por Fábio Allon e Lila Foster.
- 20h30 - Cerimônia de Premiação e Encerramento - Entrega dos troféus e prêmios oferecidos por parceiros do evento. 


Serviço:
9º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Data: de 3 a 6 de outubro de 2013
Abertura: cerimônia de abertura na quinta-feira às 20h
Horários: de quinta-feira a sábado às 18h30 e às 20h30; domingo às 16h e 18h30. Cerimônia de encerramento no domingo às 20h30.
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro, Curitiba – PR
Programação Completa: www.curta8.com.br
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir de uma hora antes das sessões
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: