segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CURTA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo traz edição para Curitiba pela terceira vez


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, a partir da próxima sexta-feira (20) até domingo (22), o “Kinoforum Curitiba 2013”, itinerância do “Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo”, que chega a sua 24ª edição. O festival é um ponto de encontro da produção latino-americana com a internacional. Após a exibição de cada sessão, serão realizados debates sobre os filmes apresentados, com o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem.

Serão realizadas cinco sessões, com diferentes programações, totalizando 25 curtas de mais de 20 países. Entre eles, estão o francês “A Fuga”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2013, o argentino “9 Vacinas”, melhor curta do 15º BAFICI (Festival Internacional de Cine Independiente de Buenos Aires) e o colombiano “Solecito”, que integrou a Quinzena dos Realizadores de Cannes, deste ano, e recebeu o prêmio da Mostra Latina no Kinoforum de São Paulo. “Meu amigo virtual”, da produtora curitibana O Quadro, é o único representante brasileiro. O filme tem roteiro e direção de Christopher Faust.

Participam dos debates os pesquisadores de cinema: Erick Felinto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Salgado, da Faculdade de Artes do Paraná, e Denize Araujo, coordenadora da pós-graduação em cinema e docente do Mestrado e Doutorado de Cinema e Audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná.

Denize, que organiza o Kinoforum Curitiba desde a primeira edição, em 2011, conta que a maior ênfase está em filmes internacionais, que raramente chegam à capital. “As sessões privilegiam documentários, ficções, animações e obras experimentais. Além da diversidade de filmes e países de origem, procuramos criar sessões em que os curtas dialoguem entre si de alguma forma”, explica.


A produção local do Kinoforum Curitiba é realizada pelo Clipagem – Centro de Cultura Contemporânea, que está fortemente engajado na tarefa de trazer eventos internacionais à capital do Paraná e levar produtos locais ao exterior. Informações sobre a edição curitibana do festival e a programação podem ser conferidas na fanpage do Clipagem – Centro de Cultura Contemporânea, no Facebook. O evento tem entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria da CAIXA Cultural 1 hora antes do início de cada sessão.



Serviço:
Kinoforum Curitiba 2013
Data: de 20 a 22 de setembro de 2012 (sexta-feira a domingo)
Horário: sexta às 19h, sábado e domingo às 15h30 e às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro 1 hora antes de cada sessão
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: