quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Domingo Onze e Meia com brincadeiras sonoras



Marcelo Brum-Lemos e o Som-de-Brinkedo lançam o CD Som-de-Brinkedo com espetáculo no programa Domingo Onze e Meia, no Conservatório de MPB de Curitiba. A apresentação, que acontece às 11h30 deste domingo (29), reúne canções autorais de Marcelo Brum-Lemos e dos demais compositores participantes do grupo, com obras que integram o CD e outras inéditas. A entrada é franca.
O show explora sonoridades de instrumentos musicais díspares como kalimba (instrumento africano semelhante a um piano), dulcimer (instrumento de cordas percutidas, de origem medieval), viola caipira, cavaquinho, charamela (instrumento de sopro construído em madeira), violino, rabeca paranaense, violão de nylon, guitarra elétrica, acordeom, teclados, flautas e as mais variadas percussões, revelando a diversidade cultural do Paraná e do Brasil.
Formado atualmente por Marcelo Brum-Lemos, Aruana Moscheta, Leandro Leal, Mateus Sokolowski, Carlos Ramos e Gabriel Floriani, o Som-de-Brinkedo tem como convidado especial o músico Junior Lemos. O repertório foi pensado como uma amostragem da variada influência sonora dos componentes da banda. O medievalismo está em Manuscrito, de Carlos Ramos, o baião aparece em Plantei girassóis, de Leandro Leal, e O Almirante possuía um barco branco, de Marcelo Brum-Lemos, que também responde pela seresta Eterno e pela milonga Sementes, entre outros exemplos.
Na prática, o Som-de-Brinkedo é uma oficina sonora, na qual os músicos procuram trabalhar de maneira mais experimental e lúdica na criação dos arranjos. O grupo tem formação flutuante, mas se destaca pela versatilidade e qualidade dos integrantes. A proposta, já denunciada pelo título, é a de “brincar” com os sons, numa postura experimental e irreverente. Nesse sentido, os músicos costumam revezar-se entre diversos instrumentos para expressar composições caracterizadas por uma profunda relação com a palavra cantada.
Marcelo Brum-Lemos, também poeta e contista, procura com suas canções explorar os limites entre a poética da palavra e a linguagem musical propriamente dita. Dessa forma, a expressão vocal, entre o canto e a fala, assume posição essencial, fazendo da interpretação de Marcelo Brum-Lemos o real elemento que agrega música e texto. O artista e seu grupo Som-de-Brinkedo apresentam-se regularmente em Curitiba desde 2009 e, em 2012, estrearam internacionalmente, com espetáculos em Portugal.

Serviço:
Programa Domingo Onze e Meia, com show de Marcelo Brum-Lemos e o Som-De-Brinkedo, que lançam o CD Som-de-Brinkedo.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Data e horário: dia 29 de setembro de 2013 (domingo), às 11h30.
Entrada franca.

Ficha técnica:
Repertório - canções do CD Som-de-Brinkedo e inéditas:
1.        Barco no mar (Marcelo Brum-Lemos)
2.        Eterno (Marcelo Brum-Lemos)
3.        Manuscrito (Carlos Ramos)
4.        Maldito o Rey (Marcelo Brum-Lemos sobre poema de Emiliano Perneta)
5.        Desculpa-me (Marcelo Brum-Lemos)
6.        Plantei girassóis (Leandro Leal)
7.        Sementes (Marcelo Brum-Lemos)
8.        O Almirante possuía um barco branco (Marcelo Brum-Lemos)
9.        Em cima de você (Marcelo Brum-Lemos/Junior Lemos)
10.     Eles (Marcelo Brum-Lemos)
11.     O fantasma do Guimarães (Marcelo Brum-Lemos)
12.     21/12/2012 (Marcelo Brum-Lemos)
13.     Baleias navegando o verde (Marcelo Brum-Lemos)
14.     Num safári (Marcelo Brum-Lemos)
15.     Ringo Starr (Marcelo Brum-Lemos)

Arranjos: coletivos
Arranjos de base: Marcelo Brum-Lemos
Tempo total de show: 70 minutos
Técnico de som: Rogério de Assis Dantas
Produção: Marcelo Brum-Lemos

Nenhum comentário: