terça-feira, 17 de setembro de 2013

Espetáculo da Orquestra À Base de Sopro reúne composições próprias



A inventiva e original linguagem musical da Orquestra À Base de Sopro – OABS é a atração deste fim de semana, no espetáculo Nossos Compositores 2013, com apresentações no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural, às 20h de sábado (21) e às 18h de domingo (22). O repertório reúne criações dos integrantes da orquestra, revelando o amadurecimento do grupo que desenvolve um trabalho voltado à elaboração de composições e à transformação de obras conhecidas por meio de arranjos peculiares.
Nessa nova edição da série Nossos Compositores, estão oito músicas: o afoxé Hermetizando, parceria do guitarrista Mario Conde com o clarinetista Sérgio Albach, responsável pela adaptação do trabalho em homenagem a Hermeto Pascoal; O Subversivo Pós- Moderno, autoria e arranjo do saxofonista Sérgio Freire, que revela um sistema de composição contemporâneo ousado, misturando elementos do funk e do maracatu; Pícara, composição e arranjo de Victor Gabriel Castro, saxofonista argentino radicado em Curitiba, alternando o ritmo uruguaio chamado candombe com o ritmo brasileiro baião; Marchito Amor, composição de Victor Gabriel Castro com arranjo de Sérgio Freire, na qual Castro utiliza a milonga e Freire aproveita as flautas da orquestra para trabalhar uma sonoridade denominada "Whistle Tones", que são suaves sibilações tocadas por esses instrumentos.
O repertório prossegue com a salsa cubana Rua Alegria 104, demonstrando o virtuosismo do saxofonista Paulo Siqueira, autor e arranjador da obra, também responsável pela composição e arranjo de Restaurante Universitário, um afro-jazz, com muita influência de John Coltrane, na fase de 1960. Depois vem Novos Amigos, com a utilização simultânea de estruturas rítmicas contrastantes, numa criação do baixista Glauco Sölter em parceria com Bebê Kramer, um dos principais acordeonistas da atualidade. O pianista Davi Sartori responde por Luanda, música originalmente composta para piano solo, que é uma fantasia sobre o maracatu, ritmo oriundo de Pernambuco.

A orquestra – Mantida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), a Orquestra À Base de Sopro – OABS surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. Paralelamente ao incentivo e à valorização da produção local, o repertório da orquestra reúne mais de 40 arranjos de diversos compositores brasileiros, além de dezenas de músicas escritas pelos seus componentes, consolidando um trabalho de grande originalidade.
Dirigida desde 2002 pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.
Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD Mestre Waltel, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além a divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com a OABS, entre eles Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi e Arrigo Barnabé, que escreveu uma obra exclusiva para o grupo, A Metamorfose, registrada em DVD, em junho de 2009. 

Serviço:
Orquestra À Base de Sopro – OABS apresenta o espetáculo Nossos Compositores 2013.
Datas e horários: dia 21 de setembro (sábado), às 21h, e dia 22 de setembro de 2013 (domingo), às 18h.
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.340 – Portão).
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
              Informações de bilheteria: (41) 3229-4458

Nenhum comentário: