quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estradas da Vida Estradas da Vida Terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais de Eduardo Magalhães Ribeiro


Estradas da Vida Estradas da Vida

Terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais

de Eduardo Magalhães Ribeiro


Coleção: Humanitas
2013. 348 p.
Dimensão: 22,5 X 15,5 X 1,9


Este livro analisa a história do trabalho e da terra nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, nordeste de Minas Gerais, entre os começos do século XIX e meados do XX. Nesse período, os recursos da Mata Atlântica nortearam a trajetória de índios, aventureiros, camponeses, deserdados, agregados e fazendeiros, que deixaram para trás terras perdidas ou esgotadas e seguiram a estrada da fronteira agrícola em busca de abundância, riqueza e liberdade.Os deslocamentos de lavradores para abrir matas, a guerra aos índios e as relações entre fazendeiros e agregados fizeram parte dessa aventura, que permaneceu viva nas lembranças do aldeamento, da posse e da fazenda. A Editora UFMG acaba de lançar o livro Estradas da vida - terra e trabalho nas fronteiras agrícolas do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais, de autoria do professor da UFMG Eduardo Magalhães Ribeiro.
O livro analisa a história do trabalho e da terra nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri, Nordeste de Minas Gerais, entre o começo do século XIX e meados do século XX. Nesse período, os recursos da Mata Atlântica atraíram índios, aventureiros, camponeses, deserdados, agregados e fazendeiros. Essas pessoas deixavam para trás terras perdidas ou esgotadas e seguiam a estrada da fronteira agrícola em busca de abundância, riqueza e liberdade.
Os deslocamentos de lavradores para abrir matas, a guerra aos índios e as relações entre fazendeiros e agregados fizeram parte dessa aventura, que permaneceu viva nas lembranças do aldeamento, da posse e da fazenda.
.
O AUTOR
Eduardo Magalhães Ribeiro, mineiro de Teófilo Otoni, é economista pela UFMG, mestre e doutor pela Unicamp. Atualmente, é professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, pesquisador da Fapemig e do CNPq.


Foz dos rios Jequitinhonha - Doce - São Francisco 

LANÇAMENTO DA





 

 

Nenhum comentário: