terça-feira, 17 de setembro de 2013

Expoentes da literatura britânica e brasileira se encontram para debate em São Paulo e no Rio de Janeiro


A convite do British Council, jovens autores selecionados pela revista Granta discutem a literatura contemporânea no Brasil e no Reino Unido, dia 19 de setembro no SescConsolação, em São Paulo, e dia 21 de setembro na Biblioteca Parque Manguinhos, no Rio de Janeiro

British Council traz ao Brasil dois dos melhores autores britânicos da nova geração. Steven Hall e Ben Markovits, que integram a seleção dos jovens escritores mais talentosos do Reino Unido pela tradicional revista Granta, vão participar da mesa “A nova literatura britânica e brasileira: os melhores jovens escritores da Granta”. É a primeira vez que autores britânicos da Granta, lançada em abril desse ano na London Book Fair, vêm ao Brasil. O evento faz parte do programa de literatura do Transform, programa do British Council que promove artistas emergentes e cria intercâmbio entre as artes do Brasil e do Reino Unido.

Em São Paulo, o debate contará com a participação dos brasileiros Antonio Prata e Daniel Galera, que compõem a lista da edição brasileira da Granta, será mediado por Marcelo Ferroni, editor da Alfaguara (selo de literatura da editora Objetiva) e acontecerá dia 19 de setembro, às 20 horas, no Sesc Consolação, com entrada gratuita.

No Rio de Janeiro, o debate integra a programação da Flupp Pensa, série de encontros e oficinas que tem por objetivo formar leitores e escritores nas comunidades cariocas nos meses que antecedem a Flupp (Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora), festival também apoiado pelo British Council desde 2012. O debate acontecerá dia 21 de setembro na Biblioteca Parque Manguinhos e o ingresso é gratuito.
O primeiro romance de Steven Hall, de 32 anos, Cabeça Tubarão (The Raw Shark Texts) ganhou os prêmios Original Voices Award e Somerset Maugham Award, e foi traduzido para 29 línguas. No Brasil, foi publicado pela Cia. Das Letras. Benjamin Markovits, de 40 anos, trocou a carreira de jogador de basquete pelo Romantismo. Desde então, ministrou cursos de inglês a alunos do Ensino Médio, trabalhou em uma revista cultural de cunho esquerdista e publicou seis romances, incluindo uma trilogia sobre a vida de Lorde Byron. Hoje, ele dá aulas de escrita criativa na Royal Holloway, da Universidade de Londres. Sua obra ainda é inédita no Brasil.

Antonio Prata já publicou nove livros. O mais recente, Meio intelectual, meio de esquerda (Editora 34, 2010), reúne crônicas publicadas em jornais e revistas. Ele é colunista do jornal Folha de S.Paulo e escreve para televisão. Daniel Galera é escritor, tradutor e um dos criadores da editora Livros do Mal, pela qual lançou sua obra de estreia, Dentes guardados (2001), e a primeira edição de Até o dia em que o cão morreu (2003), adaptado para o cinema em 2007. Sua produção mais recente, Barba Ensopada de Sangue (2012) foi publicada pela Cia. das Letras. Os direitos de seus livros foram  vendidos para Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.

Sobre a Granta

Lançada em 1889 por alunos da Universidade de Cambridge, a revista Granta é uma das mais importantes publicações de literatura do mundo, conhecida por promover jovens escritores de talento. Edições anteriores publicaram Martin Amis, Pat Barker, Julian Barnes, Kazuo Ishiguro, Ian McEwan, Salman Rushdie, Rose Tremain, Alan Hollinghurst, A.L. Kennedy, Will Self, Helen Simpson, Jeanette Winterson, David Mitchell e Zadie Smith, hoje todos consagrados. E sua lista de contribuidores inclui nomes como Peter Carey, Raymond Carver, Angela Carter,  Martha Gellhorn, Nadine Gordimer, Milan Kundera, Ian McEwan e Gabriel Garcia Marquez.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em 223 cidades e 109 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.  

Serviço
A nova literatura britânica e brasileira: os melhores jovens escritores da Granta  

São Paulo
19 de setembro às 20h
Sesc Consolação
Rua Doutor Vila Nova, 245 – Consolação. Telefone: (11) 3234 3000
 Entrada gratuita, com retirada de ingresso com 1 hora de antecedência na bilheteria do Sesc Consolação

Rio de Janeiro
21 de setembro às 17h
Biblioteca Parque Manguinhos
Av. Dom Helder Câmara, 1184-  Benfica
Entrada gratuita


Nenhum comentário: