quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba terá filmes premiados em todo o mundo




Começa no próximo dia 24, o FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, que acontece em cinco salas de exibição da cidade até o dia 29 de setembro. A programação contempla uma mostra internacional de longas-metragens, mostra nacional de curtas, uma mostra paranaense, uma universitária competitiva e uma infanto-juvenil.

Sua curadoria, em consonância com as demais ações da Bienal, não busca tema ou vertentes estéticas específicas. O critério essencial do FICBIC é o da qualidade dos filmes, reconhecido nas obras e pelo debate que provocam. Nesta primeira edição, o Festival tem curadoria do cineasta e professor Eduardo Baggio. Luiz Zanin, Rafael Urban e Rodrigo Fonseca foram os consultores curatoriais para os curtas-metragens nacionais.

"O patrocínio do BNDES à Bienal Internacional de Curitiba nasce do reconhecimento do mérito deste evento no horizonte da cena artística brasileira e também da convicção de que o desenvolvimento econômico e social não pode se desvincular do universo simbólico da cultura.", afirma Alexandre Pessôa, técnico da Gerência de Patrocínio.

A mostra principal, com longas-metragens internacionais e curtas nacionais, será exibida no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal). O SESI Portão e o Centro Cultural Sistema Fiep receberão as produções da mostra infanto-juvenil. Na Cinemateca, serão exibidos cinco filmes paranaenses que apresentam um panorama da produção audiovisual do Estado selecionadas pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC).

Além dos espaços do SESI, a mostra infanto-juvenil também será exibida em escolas de todas as regionais da cidade. O objetivo é levar o cinema nacional para exibição em locais não convencionais, facilitando o acesso e aumentando a democratização cultural.

O filme canadense “A Feiticeira da Guerra” (2012, 90 min), é um dos destaques da mostra principal. Indicado ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, a produção é escrita e dirigida por Kim Nguyen. Por sua atuação, Rachel Mwanza faturou o urso de prata de melhor atriz no Festival de Berlim e no Tribeca Film Festival, nos Estados Unidos. Foi também no Tribeca que a produção foi eleita na categoria melhor filme.

Entre os nacionais, um dos destaques é o filme “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano, a produção é a segunda parte da “Trilogia do Cárcere”, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio de sol da cadeia na qual está preso. Cineasta baiano residente em Curitiba, Aly viu seu nome alcançar grande repercussão ao ter seu filme anterior, “A Fábrica”, entre os 11 pré-selecionados para o Oscar de melhor curta-metragem.

O Cine Guarani, localizado no Portão Cultural, apresenta a mostra universitária competitiva, com coordenação de Helena Santana, que conta com a participação de estudantes de todo o Brasil. As 35 produções selecionadas estão divididas em quatro categorias: ficção, documentário, videoclipe e vídeo experimental. Os vencedores de cada uma delas receberão como prêmio uma viagem para o 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2014). Para a seleção dos premiados, três jurados em cada categoria indicaram os melhores filmes.

A programação universitária do FICBIC ainda contará com palestras e mesas redondas com profissionais do meio audiovisual, como os integrantes do projeto “Tesão, piá”, sucesso na internet; e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, ex-assessor da diretoria da Ancine, a Agência Nacional do Cinema.

Além de Curitiba, o FICBIC terá uma programação itinerante pelas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cascavel (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Londrina (PR) e São Paulo (SP).

BNDESAlém de patrocinar eventos culturais como a Bienal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a economia da cultura com operações de financiamento e de apoio não reembolsável. Nos últimos anos, o BNDES financiou a implantação de uma sala de exibição em Londrina. As operações não reembolsáveis contemplaram ações de patrimônio em Paranaguá e no município de Mallet, além de filmes de produtoras paranaenses selecionados pelo Edital de Cinema.

PatrocínioA Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio Petrobrás, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

Serviço:
FICBIC - Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba
Data:
24 a 29 de setembro

Mostra principal (longas internacionais e curtas nacionais)
Local: Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731 | Batel)
Horário: 19h30
Ingresso: Gratuito

Mostra Infanto-Juvenil
Local: SESI Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180 | Portão)
Horário: 15h30 e 16h
Ingresso: Gratuito

Local: Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200 | Centro Cívico)
Horário: 10h, 10h30, 15h e 15h30
Ingresso: Gratuito

Mostra Universitária Competitiva
Local: Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 | Portão)
Horário: 15h30
Tel.: (41) 3229-4484           
Ingresso: Gratuito

Mostra AVEC
Exibição dos filmes Balada da Cruz Machado (Terence Keller, 2010, 11’00”), Cisco (Fábio Allon, 2013, 7’53”), O Dia da Neve (Adriano Justino, 2010, 20’00”), Salina (Bruno Costa, 2012, 05’53”), A Tímida Luz de Velas das Últimas Esperanças (Jackson Antunes e Salete Machado, 2013, 75’00”)Data: 29 de setembro
Horário: 15h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 | São Francisco)
Tel.: (41) 3321-3310           
Ingresso: Gratuito

Redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube
www.bienaldecuritiba.com.br

Nenhum comentário: