segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Flip anuncia Paulo Werneck como curador da edição de 2014




Editor e jornalista aposta no espírito de mistura que marca a Festa


A organização da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – anuncia o editor e jornalista Paulo Werneck como curador da 12ª edição, em 2014. Werneck, 35 anos, atuou por onze anos em editoras de livros - Companhia das Letras e Cosac Naify, onde foi editor de literatura.


No jornalismo, foi o responsável pela implantação do caderno “Ilustríssima”, da Folha de S.Paulo, do qual foi editor durante três anos, tendo deixado em redação em agosto de 2013. É também tradutor literário e co-autor do livro “Cabras – Caderno de Viagem” (Unisol, 1999), com Antonio Prata, Chico Mattoso  e Zé Vicente, relançado em 2002 com apresentação de Antonio Candido.


Mauro Munhoz, diretor-geral da Flip, explica que o convite a Werneck seguiu o mesmo critério das escolhas anteriores, aliando vivência no meio literário, sólida formação em literatura, sintonia com as tendências editoriais mundiais e afinidade com os princípios que orientam a organização da Flip. “A alternância na posição de curador é uma tradição da Flip e nos permite acrescentar novos olhares à programação, mantendo a diversidade de pontos de vista que sempre caracterizou a Festa”, acrescenta Munhoz.


O novo curador recebeu o convite com entusiasmo. “A Flip é um dos espaços em que a cultura brasileira se afirma de forma mais democrática, aberta, plural. Na Flip fiz descobertas literárias e conheci mestres da vida inteira. Minha geração se desenvolveu tendo a Flip como referência. Por tudo isso, é uma convocação intelectual desafiadora.”


Werneck lembra que, como editor, jornalista ou espectador, esteve em quase todas as edições da Flip. Para o curador, a lição a ser tirada das edições anteriores é o espírito de mistura, em que a literatura seja a baliza para uma conversa de alto nível com todas as áreas da cultura, com diversidade de opiniões, experiências e estilos.


Curadores anteriores

Flávio Pinheiro - 2003 e 2004
Ruth Lanna - 2005 e 2006
Cassiano Elek Machado - 2007
Flávio Moura - 2008 a 2010
Manuel da Costa Pinto - 2011
Miguel Conde - 2012 e 2013

Nenhum comentário: