sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jerzy Grotowski de James Slowiak e Jairo Cuesta

Jerzy Grotowski

de  James Slowiak e Jairo Cuesta

Tradução: Julia Barros
Formato: 16 x 23 cm
Número de Páginas: 264
Acabamento: Brochura

Lançamento: 2013


No teatro contemporâneo, o trabalho de Jerzy Grotowski é um dos mais significativos. Ao definir o grupo teatral não apenas como lugar de exploração pessoal, mas também de pesquisa artística, o diretor e teórico polonês transcendeu todos os limites da arte nos palcos, aperfeiçoando o caminho trilhado por Stanislavski. Escrito por dois especialistas em teatro que trabalharam lado a lado com Grotowski – James Slowiak e Jairo Cuesta –, este livro ocupa um espaço que há muito necessitava ser preenchido no mercado editorial brasileiro: uma obra de referência que atravessa todos os aspectos do trabalho do diretor, sendo ao mesmo tempo uma introdução a quem deseja conhecê-lo e uma fonte bibliográfica essencial aos já iniciados no tema. Suas principais produções, a retórica de suas teorias e experimentações e todos os projetos culturais com os quais se envolveu em sua vida estruturam o conteúdo desta edição. Reiteram, assim, a importância de Grotowski em nossos tempos e permitem desdobramentos dos mais variados tópicos teatrais, seja em aplicação direta no palco, seja na discussão em sala de aula

OS AUTORES
James Slowiak
James Slowiak é professor de Teatro na Universidade de Akron e codiretor artístico do New World Performance Laboratory.
Foi assistente de Jerzy Grotowski no Objective Drama Program na Universidade da Califórnia-Irvine e na Itália de 1983 a 1989.

Jairo Cuesta
Jairo Cuesta é codiretor artístico do New World Performance
Laboratory. Colaborou com Jerzy Grotowski no Teatro das
Fontes e no Objective Drama Program de 1976 a 1986.

 Leia algumas páginas


Jerzy Grotowski (Rzeszów, 11 de agosto de 1933Pontedera, 14 de janeiro de 1999) foi um diretor de teatro polaco e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental ou de vanguarda.
Seu trabalho mais conhecido em português é "Em Busca de um Teatro Pobre", onde postula um teatro praticamente sem vestimentas, baseado no trabalho psico-físico do ator. A melhor tradução de "teatro pobre" seria teatro santo ou teatro ritual. Nele Grotowski leva as últimas consequências as ações físicas elaboradas por Constantin Stanislavski, buscando um teatro mais ritualístico, para poucas pessoas. Um dos seus assistentes e responsável pela divulgação e publicação de seus trabalhos é o hoje famoso teatrólogo Eugenio Barba.

Doc. Jerzy Grotowski Parte 1 de 4
Documentário realizado por uma TV Polonesa sobre Jerzy Grotowski. 

lançamento

Editora É Realizações





 

 

 

 




Nenhum comentário: