sábado, 14 de setembro de 2013

Música e humor com o grupo vocal Fuxico de Moça



Um passeio pelo repertório vocal popular brasileiro, temperado com toques de humor, acontece na edição desta terça-feira (17) do programa Terça Brasileira, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. A partir das 20h, o grupo curitibano Fuxico de Moça, formado por 14 cantoras, interpreta composições que abrangem desde canções pouco divulgadas até sucessos de nomes como o Trio Esperança, em arranjos preparados especificamente para o grupo.   
Com direção musical de Carlos Todeschini, também responsável pelo acompanhamento ao violão, mais os instrumentistas Alexandre Moraes (baixo) e Tales Figueiredo (percussão), o show mostra o preparo do grupo que possui um longo histórico musical, apesar de ter sido criado em 2012. Todas as cantoras do Fuxico de Moça integraram o Coral Curumim, coro infantil fundado em 1988 por Carlos e Joyce Todeschini.
No currículo do Coral Curumim constam participações em vários espetáculos no Teatro Guaíra, entre eles as óperas Carmem, Carmina Burana, La Bohème e a ópera infantil Curi-tim, além do concerto Adiemus – songs of Sanctuary, do compositor de origem gaulesa Karl Jenkins, realizado pela primeira vez na América Latina, e que contou com mais de uma centena de vozes, entre crianças e adolescentes.
O Coral Curumim também produziu os musicais Barquinho de Papel e A Arte de Ser Feliz, com diversas apresentações, dentro e fora do país. Várias integrantes do grupo, após saírem do Coral Curumim, continuaram a cantar no grupo Nós em Voz, dirigido por Dirceu Saggin, e, posteriormente, no Coral Corega, dirigido por André Diettrich.
No final de 2011, as cantoras se reuniram, a pedido dos regentes Joyce e Carlos Todeschini, para participação na gravação do CD do Coral Curumim.  O resultado foi tão positivo que gerou outras oportunidades, como tomar parte no CD da cantora Luiza Wuaden, em homenagem ao compositor Bento Mossurunga. O grupo apresentou-se nos espetáculos de lançamento de ambos os discos, tendo uma resposta bastante positiva do público. Também participou do concerto em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, no ano passado, produzido pelo Conservatório Villa-Lobos e realizado no Teatro do Paiol.

Serviço:
Programa Terça Brasileira, com show do grupo vocal curitibano Fuxico de Moça.
Data e horário: dia 17 de setembro de 2013 (terça-feira), às 20h.
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$20 e R$10 (meia-entrada)
Informações de bilheteria: (41) 3213-1340.

Ficha técnica do grupo Fuxico de Moça
Integrantes: Anandha Martins, Anaterra Engelhardt, Andrezza Prodóssimo, Camila Hartmann, Fernanda Mallmann, Gabriela Diniz, Helena Sofia, Heloyse Kozievitch, Jéssica Reis Fronza, Marcela Brüning, Márcia Woellner, Maria Schirley Cherobim, Raquel Pompeo e Renata Mallmann.
Direção musical: Carlos Todeschini. 
Músicos acompanhadores: Alexandre Moraes (baixo), Tales Figueiredo (percussão) e Carlos Todeschini (violão e vocal). 




Nenhum comentário: