quarta-feira, 25 de setembro de 2013

No próximo sábado, um artista de Curitiba vai abrir as portas de casa para uma experiência: uma galeria de arte por um dia


Artista curitibano transforma os fundos e arredores de sua casa em espaço expositivo por um dia

Exposição “Fundo” contará com trabalhos de onze artistas da cidade

Foi observando o terreno da casa onde mora e seus arredores que o artista Bruno Costa teve a iniciativa de abrir as portas e transformar o espaço em um local de exposições – mesmo que por apenas um dia. “Fundo” será uma mostra coletiva de onze artistas de Curitiba que vão se apropriar dos fundos da residência para um evento de poucas horas. A abertura será às 14h do dia 28 de setembro, na Rua José Rossetim, 96, no bairro Santo Inácio – endereço nada habitual no circuito artístico.

A concepção da mostra surgiu de forma coletiva. A noção de fundo, não como relação temática, mas como conceito aberto, moveu os pensamentos em torno dos trabalhos, que tensionam, de forma mais ou menos indireta, a relação com esta ideia. “De algum modo, os elementos que compõem esse espaço e seu entorno estão impregnados nas proposições artísticas – a garagem, o mato, o terreno baldio, o pátio, a churrasqueira externa, as paredes sujas, os restos/lixos depositados no terreno, o rio abandonado pela cidade, poluído (o qual se vê, nos fundos do terreno, e também se ouve)”, explicam os artistas.

A casa propõe uma descentralização dos espaços institucionalizados, como o fazem também alguns outros espaços independentes da cidade. Ao mesmo tempo, não pretende ser um espaço de arte, mas palco de uma situação contingencial, um movimento de emergência, breve, de pequena duração. Entre os trabalhos estão obras em vídeo, desenho, fotografia, instalação e publicações.

“O fundo nos faz pensar, ainda, nas camadas, no que está sobreposto, armado por trás, em segredo, que não costuma ser revelado/mostrado (como os fundos da casa), e que nos leva a um gesto de escavar, quase arqueológico. Neste gesto, o desafio é entender como esse deslocamento ocorre, e quais questões e possibilidades ele traz para a construção, exibição e percepção dos trabalhos”, complementam os artistas participantes.

São onze artistas reunidos: Bruno Costa, C. L. Salvaro, Dach, Daniel Duda, Fabiane Queiroz, Jessica Candal, Jéssica Luz, Joana Corona, Lailana Krinski, Leco de Souza e Marco Favero. O evento ainda contará com o lançamento do LAB#7 e do Zine 1:1, publicações que, assim como a exposição, nasceram do encontro de artistas em torno de uma proposta autônoma.

Serviço:
FUNDO – exposição coletiva
Artistas: Bruno Costa, C. L. Salvaro, Dach, Daniel Duda, Fabiane Queiroz, Jessica Candal, Jéssica Luz, Joana Corona, Lailana Krinski, Leco de Souza e Marco Favero.
Data: 28 de setembro, sábado
Horário: das 14h às 20h
Local: Rua José Rossetim, 96 – Santo Inácio (entrada pelo terreno ao lado)
Horário: 14h às 20h
Entrada franca
Informações: 99150953

Nenhum comentário: