quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prêmio Jabuti 2013: nVersos Editora é finalista com livro sobre travesti

nVersos Editora é finalista do Prêmio Jabuti 2013
Obra Luís Antônio – Gabriela concorre na categoria Melhor Projeto Gráfico

A nVersos Editora está entre as finalistas em uma das 27 categorias do Prêmio Jabuti 2013, tradicional prêmio literário do país. Escrito por Nelson Baskerville, o livro "Luís Antônio - Gabriela" foi classificado em quinto lugar na categoria Melhor Projeto Gráfico. A arte da obra é assinada por Bruno Romão, Erica Caneto, Julia Marçal e Julio César Batista.

O livro "Luís Antônio - Gabriela" é baseado na peça de teatro homônima, escrita por Baskerville, e que percorreu o Brasil em 2011. Ganhadora  do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e do Prêmio Shell de direção, a peça nada mais é do que um pedido de perdão do dramaturgo Nelson Baskerville ao irmão mais velho.

Luís Antônio nasceu em 1953, era homossexual e viveu em Santos com uma família conservadora até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele. Só muito tempo depois que Maria, irmã de Nelson, resolveu procurar Luis Antônio. Encontrou-o já como Gabriela, em Bilbao, protagonizando shows em boates. Gabriela morreu em decorrências da Aids em 2006.

O projeto gráfico do livro reforça a inconstância e estranheza causadas pela vida de Luís Antônio-Gabriela. Cores fortes e contrastantes, aquarelas, fotografias, arte postal, papel Kraft, verniz e outros recursos complementam a excentricidade da biografia.

Ficha técnica
Luís Antônio - Gabriela
Editora: nVersos
ISBN: 978-85-64013-53-7
Páginas: 244
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$42


Sobre a nVersos Editora

Criada em 2011, em São Paulo, a nVersos Editora surgiu para explorar novos processos e segmentos de produção de conhecimento não alinhados ao mercado convencional, além de divulgar a pluralidade. Segundo seus fundadores Julio César Batista e Raimundo Araújo Gama, nessa sua proposta de atuar à luz de uma “literatura do desvio”, a empresa dirige seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. Ao contemplar este universo, a nVersos não apenas valoriza, mas também leva ao mercado uma linha editorial sem fronteiras e sem abordagens preestabelecidas. Graças a esse largo espectro de busca e identificação de autores com as mais diversas propostas, a editora reafirma, constantemente, sua disposição de participar da formação de um imaginário capaz de contribuir para a compreensão da complexidade do mundo contemporâneo a partir de diferentes análises e leituras.

Nenhum comentário: