quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Relação entre teatro, história e pesquisa é tema do 5º Ciclo de Dramaturgia SESI-British Council

Relação entre teatro, história e pesquisa é tema do 5º Ciclo de Dramaturgia SESI-British Council
 
 
Edição deste ano do Núcleo, que abre no dia 23 de setembro, traz o dramaturgo e roteirista Anthony Neilson para encontros e debates com o publico
 
 
Convênio firmado, em 2007, entre British Councile SESI-SP, para a criação de um grupo voltado à revelação de novos autores teatrais brasileiros, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council chega ao seu 5º Ciclo de Dramaturgia com workshops, palestras e leituras dramáticas inspirados no tema Dramaturgia, história e pesquisa. As atividades serão realizadas entre os dias 23 de setembro e 10 de outubro, no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1313), com entrada gratuita.
 
A edição deste ano traz como proposta uma reflexão sobre o lugar da arte dramática no mundo sob o ponto de vista estético e histórico. Saber como autores de teatro têm combinado seus escritos com pesquisa deforma e conteúdo, ou como movimentos históricos ou estéticos geraram e continuam gerando dramaturgia, são observações que podem indicar como temas atuaistêm influenciado a produção teatral e dramatúrgica contemporânea.
Respostas para alguns destes questionamentos serão debatidas durante o ciclo por mestres reconhecidos da dramaturgia como, os escoceses Anthony Neilson e Davey Anderson, e o brasileiro Márcio Abreu, que participarão de encontros, oficinas e leituras dramáticas.
Figura aguardada no Brasil, Anthony Neilson, prestigiado dramaturgo, diretor de teatro e cinema, roteirista de rádio e televisão no Reino Unido, será entrevistado, no dia 24 de setembro, em um bate-papo pelo dramaturgo escocês Davey Anderson e pelo diretor teatral brasileiro Felipe Vidal, cujos trabalhos apresentam forte influência de autores britânicos contemporâneos, como a do próprio dramaturgo escocês. 
Neilson quebrou tabus escrevendo e dirigindo peças sagazes, corajosas e compassivas que exploram territórios psicológicos inexplorados. Seus trabalhos recentes incluem: The Lying Kind (The Royal Court), Stitching (The Traverse, The Bush - Premio Time Out Off West End). Com ele, também, acontecerá um encontro, um bate-papo com o público, no dia 1º de outubro, às 20h00, no SESI, sobre narrativas não convencionais. A entrada é gratuita.
Já Davey Anderson, além de participar do encontro com Neilson e Vidal, tambémministrará o workshop Fora do Personagem, uma oficina práticaque propõea exploração dos personagens e da narrativa na dramaturgia contemporânea. Com referências às tradições teatrais britânicas e brasileiras, a ideia do workshop é a de flexibilizar as fronteiras entre personagem e narrador e arriscardiferentes abordagens de criação e de encenação destes dois papeis dentro de uma peça. A experimentação de variadas formas dramáticas será bem-vinda. Alguns textos serão usados como exemplo e os participantes produzirão a própria escrita.
Anderson dirigiu a premiada produção  Black Watch, na qual criou os arranjos originais das músicas tradicionais, sendo indicado para o prêmio Best Use of Music no  Critics’ Awards for Theatre, na Escócia, em 2007. Escritor, diretor e compositor, ele realizou diversos trabalhos com diversas companhias como: The Jean Jacques Rousseau ShowDublin CarolA DeadMan’sDyingZorroMixterMaxterArchitecting and Oresteia.
Sobre Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
O Núcleo de Dramaturgia nasce, em 2007, da ideia de promover o intercâmbio de conceitos e práticas brasileiras e britânicas dentro do campo das artes cênicas.
Descobrir novos talentos em dramaturgia e oferecer a eles um aprimoramento de excelência da escrita e de outros textos criativos para artes cênicas é função essencialdo Núcleo, que incentiva a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas.
O foco do projeto, no entanto, não é investir em autores e autoras talentosos que já tiveram projeção na mídia, mas justamente criar oportunidade para que textos oriundos de talentos desconhecidosse desenvolvam e se tornem conhecidos.
Importante também é facilitar o encontro entre dramaturgos brasileiros e internacionais, com intuito de manter viva, renovada e criativa a produção teatral de ambas as partes.
Estão abertas as inscrições para a formação da próxima turma do Núcleo, a 6ª edição, com encerramento no dia 30 de setembro de 2013. O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados pelo site http://www.sesisp.org.br/dramaturgia.
 
Cronograma do 5º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
 
Data
Horário
Atividade
23,25, 26 e 27/09
18h30 – 22h
Workshop para dramaturgos
emergentes com Davey Anderson (Escócia)
24/09
19h30
Encontro com Anthony Neilson (Escócia) – entrevistado por Felipe Vidal e Davey Anderson (Escócia) / Lançamento dos livros da 4ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
25/09
15h
Leitura dramática do texto “Realismo”, de Anthony Neilson. Direção de Laerte Mello
30/09
20h – 22h
Leitura Dramática do texto “Eu Também”, de Lucas Lassen. Direção de Lavínia Pannunzio
01/10
20h00
Conversa com Anthony Neilson sobre Narrativas não Convencionais.
Espaço Mezanino – entrada gratuita
02/10
20h – 22h
Encenação e Leitura Dramática – textos do Núcleo de Dramaturgia SESI Teatro Guaíra
03/10
16h
Leitura Dramática – texto do Núcleo de Dramaturgia SESI Teatro Guaíra
07, 08, 09 e 10/10
18h30 – 22h
Workshop para dramaturgos
emergentes com Marcio Abreu
 
SERVIÇO
 
Informações e inscrições para os workshops pelo site: http://www.sesisp.org.br/dramaturgia.

 
Reservas para os encontros e leituras dramáticas pelo telefone: (11) 3146-7383
Todas as atividades acontecerão no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso: Av. Paulista, 1313 – São Paulo (em frente à estação Trianon-Masp do metrô).
 

Nenhum comentário: