segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Roda de Choro faz homenagem a Vinicius de Moraes




O espetáculo Especial Vinícius marca a edição desta quinta-feira (17) da tradicional Roda de Choro, que acontece a partir das 17h, no Conservatório de MPB de Curitiba. Sob a direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão 7 cordas), os alunos do curso de Prática de Conjunto de Choro do Conservatório de MPB abrem o show, dentro da semana em homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes (19 de outubro de 1913 — 9 de julho de 1980). A entrada é franca.
A Roda de Choro especial integra os festejos de 20 anos do Conservatório de MPB de Curitiba, completados em 7 de outubro passado, marcando a posição dessa verdadeira instituição  da cidade, que dá continuidade à missão de valorizar a produção musical local. A apresentação é um tributo ao “poetinha”, como era chamado o diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, compositor e um dos nomes mais importantes da nossa música. A abertura das manifestações em torno de Vinicius aconteceu no programa Domingo Onze e Meia, com o espetáculo Alunos de Canto Popular do Conservatório de MPB interpretam Vinicius, no último domingo (13).
As atividades que lembram Vinicius envolvem todos os setores do Conservatório de MPB, com a Fonoteca disponibilizando a discografia do homenageado, paralelamente à iniciativa da Biblioteca em abrir aos interessados partituras, músicas cifradas e material biográfico do poeta. Ao longo da semana, som ambiente com as canções do compositor tomará conta do hall do Conservatório, além da interpretação da obra de Vinicius de Moraes por alunos de várias disciplinas de instrumentos e práticas de conjunto, em diversos horários.
O encerramento da comemoração, no sábado (19), a partir das 12h, invade a Rua Mateus Leme, em frente ao Conservatório de MPB, com apresentação dos alunos da Prática de Conjunto de MPB, que executam arranjos do professor Luís Otávio Almeida, também responsável pela regência do grupo.

InstrumentistasA Roda de Choro do Conservatório de MPB de Curitiba, que acontece todas as quintas-feiras, sempre às 17h, reúne de maneira informal músicos e o público interessado no chorinho, celebra um dos gêneros musicais mais representativos da MPB.
Durante o mês de outubro, a recepção aos participantes do encontro estará a cargo de dois instrumentistas que são referência na cena musical curitibana. O violonista Lucas Melo trabalha nos principais grupos de choro da cidade, entre eles o Choro e Seresta e Os Curitibocas no Choro. Reconhecido pela habilidade em tocar violão, popular e clássico, além de cavaquinho, o instrumentista também mostra seu virtuosismo no violão 7 cordas, sendo requisitado para acompanhar grupos e solistas.
O cavaquinista curitibano Julião Boêmio é compositor de choros, maxixes e polcas, estudioso e professor de seu instrumento. Apesar de gostar de fazer música desde criança, Julião iniciou a carreira profissional somente após ingressar no Conservatório de MPB de Curitiba, aos 15 anos de idade. Conquistou seu espaço como instrumentista dividindo o palco com nomes consagrados, entre eles Nelson Sargento, Guilherme de Brito, Noite Ilustrada, Yamandu Costa, Mônica Salmaso, Ceumar, Dominguinhos e Zé Renato.
Seu primeiro CD solo, Feijão no Dente, foi lançado em 2010 e reúne composições como Limão no Sovaco e Umbigo sem Fundo, além da faixa que dá título à gravação. Para compor, o músico se inspira na vida e no cotidiano, sempre com muito bom humor.

Tradição – A Roda de Choro é um programa realizado semanalmente pela Fundação Cultural de Curitiba, desde 2003. A música chorosa, característica dos primeiros conjuntos que surgiram nos quintais e subúrbios do Rio de Janeiro, no século 19, faz com que o chorinho se destaque pela técnica apurada dos instrumentistas e pela possibilidade de improvisação.
Durante a roda de choro, flautas, bandolins, cavaquinhos e violões compõem o conjunto de instrumentos que garantem momentos de virtuosismo e descontração. Não existe uma formação específica, e os músicos que vão chegando se juntam à roda.
Uma das figuras centrais do choro foi o carioca Joaquim Antônio Calado (1848 – 1880) considerado um de seus criadores. A música Flor Amorosa, composta por ele, é assinalada como a primeira composição desse gênero musical. Outros chorões históricos são Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.
O choro serviu de inspiração a compositores eruditos brasileiros, entre eles Heitor Villa-Lobos, que tem no Ciclo dos Choros uma de suas mais importantes criações. Também a música erudita inspirou os chorões, como o flautista Altamiro Carrilho, que gravou discos chamados Clássicos em Choro, nos quais toca música clássica com sotaque de choro.

Serviço:
Roda de Choro Especial Vinícius, sob a direção musical dos professores e músicos Julião Boêmio (cavaquinho) e Lucas Melo (violão 7 cordas), com abertura a cargo dos alunos do curso de Prática de Conjunto de Choro do Conservatório de MPB, dentro da semana em homenagem ao centenário de nascimento de Vinicius de Moraes (19 de outubro de 1913 — 9 de julho de 1980)
Data e horário: dia 17 de outubro de 2013 (quinta-feira), a partir das 17h.
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico).
Entrada franca.
Informações: (41) 3321-2855

Nenhum comentário: