segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sesc_Videobrasil promove debate sobre o vídeo nos anos 80






Zonas de Reflexão: encontros debatem
a linguagem vídeo nos anos 80

Atividade assinala  o início da agenda  de Programas Públicos do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Videobrasil promoverá um seminário para debater a linguagem vídeo no contexto histórico dos anos 80 no Brasil. O evento, que acontecerá no Sesc Pompeia, integra a programação do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, cujas mostras inauguram em novembro e que celebra 30 anos de existência. O debate abrange temas suscitados pela emergência das experimentações em vídeo naquele momento, quando a cena brasileira de videoarte ainda se configurava. Em meio à dissolução do regime militar, a televisão surgia no imaginário de uma geração como um espaço para revelar outras vozes, culturas e expressões.
Nesses dois dias, o seminário tratará do tema a partir de uma multiplicidade de vozes: na primeira mesa, que reúne José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira, experiências como as do Teatro Oficina e da produtora TVDO, assim como o legado de Glauber Rocha, Oswald de Andrade e Chacrinha, entre outros temas, servirão de mote para analisar a contribuição do vídeo para a materialização de ideias e questionamentos. Já no segundo encontro, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade desenvolverão essa análise, principalmente à luz do espaço criado pelo Videobrasil, primeiro festival regular dedicado ao vídeo. Ambos os encontros incluem a exibição de trabalhos integrantes do Acervo Videobrasil.
Programas Públicos
O encontro dá prosseguimento aos novos Programas Públicos Videobrasil, que se organizam em três frentes de ação: uma plataforma online colaborativa de produção de conteúdos e pesquisa, com uma estrutura rizomática, em que contribuições de diferentes disciplinas revelam associações e excitam novas possibilidades de pensamento; Ativações – encontros voltados à renovação das experiências e percursos no espaço expositivo; e Zonas de Reflexão, debates públicos como estes dos dias 16 e 17 de outubro.
Os Programas Públicos buscam provocar experiências e debates que iluminam e expandem temas e questionamentos que surgem da pesquisa curatorial do Videobrasil. O Videobrasil se dedica a pensar e difundir o Sul geopolítico, como território complexo e movente, um conjunto de culturas que têm muito com que contribuir mutuamente, em processos de coexistência e dissolução. Assim, os Programas Públicos pretendem criar um espaço multidisciplinar, um ambiente de pensamento e troca que extrapole o campo da arte e dialogue com outras áreas do conhecimento, como um laboratório de interações e experimentações, com participação direta e horizontal.
Programação do Seminário

16 de outubro, quarta-feira, às 20h
Zona de Reflexão | Tudo pode ser um programa de televisão
Com José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira

17 de outubro, quinta-feira, às 20h
Zona de Reflexão | Invadir a programação
com Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade

Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Mediação de Gabriel Prioli

Nenhum comentário: