quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Werner Herzog é destaque da nova programação de cinema da FCC


A programação das duas salas de cinema mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba – a Cinemateca e o Guarani, no Portão Cultural – está passando por uma reformulação. A ideia é principalmente definir novos conceitos para ambas, para que passem a atrair públicos regulares e maiores.

Parte da programação de outubro ainda deve ser definida ao longo do mês. Por isso vale ficar atento ao site e às redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba. Mas uma das principais ações já começou em setembro, com a criação da Sessão Clássicos do Acervo. O primeiro filme exibido foi Ran, de Akira Kurosawa, que encheu a sala da Cinemateca.

O clássico escolhido para outubro é Fitzcarraldo, filme de Werner Herzog que conta a história de Brian Sweeney Fitzgerald, excêntrico empreendedor irlandês que, no século XIX, no apogeu do ciclo da borracha, sonha em construir um teatro de ópera no meio da Amazônia Peruana. A exibição acontece no dia 5, às 19h.

Mas o mês começa com a continuação da Mostra de Cinema Atual Espanhol, entre os dias 1º e 4. Em seguida, entre os dias 7 e 16, será exibida mais uma mostra, a de Cinema Japonês: Retrospectiva Mikio Naruse, um dos mestres do cinema oriental.

Já no Cine Guarani haverá programação fixa entre os dias 1º e 24, sempre às 16h, de terça-feira a domingo. A sessão exibida é a Curtas para a Primeira Infância, com curtas-metragens para as crianças escolhidos entre os melhores produzidos no Brasil nos últimos anos.

Entre os dias 25 e 31, o filme das 18h será o sul-coreano A Visitante Francesa, de Hong Sang-soo, que participou da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2012. Às 20h, é a vez da Mostra de Cinema Nikkei em Curitiba, composta por filmes de curta e longa metragem, e que visa exibir momentos da vida dos imigrantes japoneses, ainda pouco divulgados entre as comunidades nipo-brasileiras e de apreciadores da cultura daquele país.

Regularidade
“O importante é que nossos cinemas sejam locais que tenham fluxo de pessoas com regularidade. E que também sejam espaços de pensamento e discussão do cinema”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.




 
Para que isso aconteça, ele – que assumiu a coordenação da linguagem de Cinema e Audiovisual da FCC em junho – acredita que os locais precisam melhorar suas estratégias de divulgação. “Porém, antes disso, é necessário que tenham programações consistentes, regulares e temáticas”, completou.

Ideias não faltam. Entre os trabalhos que podem inspirar essas mudanças em Curitiba estão os que a Fundação Joaquim Nabuco vem promovendo no Recife, atraindo 60 mil pessoas por ano a sua sala de cinema. Projetos realizados em Fortaleza e Belo Horizonte também podem servir de modelo.

Cordiolli também lembra que, além de convênios com distribuidoras e outros municípios, é possível fortalecer parcerias internacionais, seja com consulados ou com outros órgãos estrangeiros que atuam em Curitiba. Outra possibilidade é replicar, nas salas curitibanas, a programação de mostras e festivais de outras cidades.

Serviço:
Sessão Clássicos do Acervo
FITZCARRALDO, DE WERNER HERZOG
Data: 5 de outubro
Horário: 19h
Local: Cinemateca de Curitiba
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: