terça-feira, 19 de novembro de 2013

1º Aniversário do Muquifu 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra Lançamento do Livro de Receitas do Projeto Gastronomia no Morro

1º Aniversário do Muquifu

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Lançamento do Livro de Receitas do Projeto Gastronomia no Morro



O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos  (Muquifu), idealizado pelo padre Mauro Luiz Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Morro, comemora o seu primeiro aniversário no dia 20 de novembro, quarta-feira.



O Muquifu - Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos, tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, os verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais. O Muquifu nasce com a proposta de ser um museu de território e comunitário, como  instrumento de resistência diante do risco iminente de expulsão dos favelados dos centros urbanos; reconhecimento e preservação do patrimônio, das histórias, das memórias e dos bens culturais dos moradores dos Quilombos Urbanos e Favelas de Belo Horizonte.



·         Janelas, Histórias e Memórias em Extinção (Marco Mendes

·         Esperança, a vila que nunca existiu? e  Muro, o lado de cá (Jorge Quintão)

·         Meu Reino sem Folia (Bianca de Sá)

·         Meu olhar sobre a Favela (Fabiano Valentino - Pelé)



Esta nossa primeira mostra itinerante acontece no Palazzo Liviano, sede do Departamento dos Bens Culturais da Universidade de Padova, justamente por ter sido aqui o local de “gestação” do Muquifu. Percorrendo estes corredores, frequentando as aulas, questionando e sendo questionado a respeito da possibilidade de haver ou não algum tipo de patrimônio cultural que merecesse minha atenção nas favelas, busquei aprofundar questões relacionadas a uma museologia mais social - forjada na América Latina - que viesse a contribuir na tutela do patrimônio material e imaterial presente nas periferias, com as quais convivo quotidianamente e que é alvo de nossas ações enquanto espaço de preservação.  Tentando responder à pergunta que me persegue há tantos anos, parafraseando Adélia Prado posso afirmar: “O que a memória ama, fica eterno." E, a partir de todas estas  vivências, à favela digo: "Te amo com a memória, imperecível”.


Durante a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, será lançado o livro de receitas do Projeto Gastronomia no Morro, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e o Muquifu. O projeto busca diminuir as distâncias entre a favela e a cidade por meio da gastronomia. Além do lançamento do livro, também serão realizadas visitas às mostras e exposições do Muquifu, oficinas de literatura e contação de história, entre outras. No dia 20 de novembro também é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Aniversário do Muquifu
20 de novembro - 14h às 17h

·         Tarde de Autógrafos com a participação dos 11 cozinheiros que apresentam suas receitas

·         Chá da Dona Jovem no Muquifu

·         Visita guiada às quatro exposições do Museu


Local: Beco Santa Inês, 30 - Barragem Santa Lúcia - BH/MG

Contato: (31) 3296 6690 / 9257 0856

Nenhum comentário: