quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Treinamento Nesta British Council para empreendedores criativos


O Rio de Janeiro é a primeira cidade a receber o treinamento Nesta-British Council, que ajuda o empreendedor criativo a planejar, desenvolver e comunicar o seu negócio
O British Council, com patrocínio do SEBRAE, realizará seis treinamentos para empreendedores criativos entre 2013 e 2014. O Treinamento Nesta-British Council para Empreendedores Criativos utiliza uma metodologia desenvolvida pela agência britânica Nesta (National Endowment for Science, Technology and the Arts). Além do Rio de Janeiro, as outras cinco cidades serão contempladas pelo projeto. São elas Porto Alegre, Salvador, Brasília, São Paulo e Recife.
O treinamento acontecerá na capital carioca entre os dias 4 e 7 de dezembro. No dia 3 de dezembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro, um evento gratuito e aberto ao público dará início ao ciclo de atividades com palestras de especialistas do Nesta, Sebrae e Rio Criativo sobre empreendedorismo criativo.
Serão selecionados os 22 candidatos que apresentarem maior potencial empreendedor e capacidade de inovação em seus negócios, nas áreas de cinema, música, design, animação, jogos, moda, gastronomia, TV, rádio, publicidade, arquitetura, mercado editorial, artes visuais, artes cênicas, cultura digital, tradicional e expressões populares.
Durante esse programa de quatro dias serão ministrados os seguintes módulos relacionados a um empreendimento criativo: entendimento dos valores pessoais, visualizando a transformação de uma ideia criativa em um negócio, modelagem de relações – entendendo as relações de negócios, modelagem de projetos – mapeamento dos próximos passos para alcançar metas específicas,marketing e perfil do cliente, introdução ao planejamento financeiro e introdução a mentores de negócios para dar apoio a empreendedores criativos.
Responsável por ministrar essa edição do Nesta no Brasil, Nicola Schellander (UK), mestra em Design de Produto Industrial, que trabalha com indústrias criativas desde 1994, desenvolvendo estratégias de marketing e coordenando o lançamento de centenas de produtos. Já treinou e dirigiu equipes em diversos lugares do mundo, como Reino Unido, Tailândia, França e Europa Oriental.
Apaixonada por ideias empreendedoras, Nicola busca sempre solucionar problemas como limitações de financiamento ou acesso à tecnologia de um projeto através da comunicação, da colaboração e da inovação.
Com inscrições abertas até o dia 22 de novembro, o British Council divulgará, no dia 26 de novembro, os nomes dos selecionados para o curso. A lista será publicada no site do Rio Criativo - Incubadoras de Empreendimentos da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e os contemplados serão notificados por e-mail.
Sobre o programa
O Reino Unido, um dos pioneiros no desenvolvimento de políticas públicas em economia criativa no mundo, vem promovendo ações de estímulo ao empreendedorismo criativo há mais de uma década. O treinamento e a metodologia foram projetados especialmente para empreendedores que atuam nas áreas criativas de moda, design, música, arquitetura, artes visuais, gastronomia, games, tecnologia da informação, entre outras, e têm sido utilizado por centenas de profissionais em países como Macedônia, Albânia, Nigéria, Rússia e Brasil.
Serviço
Palestra de abertura - gratuita e aberta ao público em geral:
Dia 03 de dezembro de 2013, às 19h00
Museu da República. Rua do Catete, 153 Catete, Rio de Janeiro
Treinamento para os empreendedores selecionados :
De 4 a 7 de dezembro de 2013, das 9h00 às 17:00h
Museu da República Rua do Catete, 153 Catete, Rio de Janeiro

Nenhum comentário: