terça-feira, 19 de novembro de 2013

Trio de músicos maranhenses apresenta “Ouro de Mina” no Teatro da CAIXA Cultural






            Os maranhenses Papete, Murilo Rêgo e Erasmo Dibell apresentam no Teatro da CAIXA Cultural, nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o Projeto “Ouro de Mina”. O espetáculo contempla um novo conceito e forma de executar música de qualidade, com ênfase para a formação de seus três componentes, que desde a infância convivem com a ancestralidade cultural de sua terra, onde as lendas, mistérios, danças, ritmos e cânticos se mesclam em sintonia com a herança ali deixada pelos negros africanos da etnia Gêge. São esses negros que legaram ao Maranhão uma das mais belas culturas étnico-religioso-culturais, a Mina Gêge, resultante de uma maciça influência que os escravos processaram junto à população local.

Daí a denominação “Ouro de Mina” para um projeto musical que, além de traduzir toda a riqueza análoga ao metal precioso e sua representatividade em tudo o que se refere à beleza, brilho e preciosidade..., também representa o valor da cultura Mina, riqueza ancestral que se transforma em ouro cultural. A ideia do projeto é apresentar um show musical que possa traduzir, com um pé nos terreiros maranhenses e outro no universo musical como um todo, a essência, a identidade e a formação musical dos três artistas que o compõe. Papete, músico percussionista, intérprete, autor e pesquisador cultural; Murilo Rêgo, pianista, tecladista e produtor musical; e Erasmo Dibell, compositor, violonista e intérprete, se juntaram numa ideia original para interpretar um repertório diferenciado e pulsante, com novos conceitos de musicalidade, de rítmica e associação disso com a literatura brasileira, onde a simplicidade musical se junta à sofisticação de textos de João Guimarães Rosa e seu “Grande Sertão; veredas”.

Acompanhados por dois excelentes músicos, Carlos Pial, percussionista, e o compositor e Rui Mário, um de nossos melhores acordeonistas, os três artistas vão deixando fluir sentimento, emoções, lances de pura magia e uma alta capacidade de fazer sonhar com fantasia plena o espectador presente ao espetáculo. Trata-se de um momento de rara beleza, onde a música brasileira pode ser revisitada de maneira criativa e sublime, dando a impressão que seu cenário pode sim se manter firme e perene em relação àquilo que sempre permeou sua essência, valores e poesia.

“Ouro de Mina”, mais que um show, é um momento que evidencia ser o Brasil uma terra que realmente possui a musicalidade mais plena de magia, lendas, mistérios, paixão e sólidas origens do mundo.



SERVIÇO:

Show “Ouro de Mina”, com Papete, Murilo Rêgo e Erasmo Dibell

Data: 28 de novembro a 1º de dezembro de 2013

Horário: Quinta a sábado às 20 horas. Domingo às 19 horas.

Local:  Teatro da CAIXA Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280)

Ingresso: R$ 20,00 e R$10,00

Classificação etária: Livre

Informações: 2118-5111


Nenhum comentário: