quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Jovem autor, Rui Xavier lança o romance “Cão”, um sopro de originalidade na literatura nacional


Em sua nova obra, narrativa madura retrata a vida de uma mulher moderna e suas relações com a sociedade



“... somos capazes de enxergar o rosto humano em tudo, então, assim como enxergamos retratos nas nuvens e nas manchas da parede, projetamos características humanas nos comportamentos animais. O cachorro é praticamente uma invenção humana, é o resultado de milhares de anos de convívio e seleção artificial. E o cachorro tem toda essa submissão e dependência características, que fazem a ironia quando se aplica a uma relação homem-mulher.”


Rui Xavier




Imagine o que é ser uma mulher de sucesso em um mundo contemporâneo machista. Indo além, tem-se a noção de que se espera muito de uma mulher tanto profissionalmente quanto no zelo pela casa, pela família e pelas relações sociais, isso sem falar nos esforços para manter sua imagem física e fashion. Apesar destas cobranças soarem como naturais no mundo moderno, elas continuam subjugadas, tendo que provar seu valor a todo momento. É nesse contexto que ‘Cão’, do dramaturgo Rui Xavier, inicia a narrativa de forma convincente e precisa. A personagem principal, em tom de confissão, se aprofunda em questões sociais e cotidianas com um pessimismo que fisga o leitor num suspense crescente.

Não é por acaso que a personagem descreve como sua vida mudou ao adquirir um cão, ao qual ela considerava maravilhoso na tarefa de completá-la e vice-versa. “O cão é uma extensão do dono, assim como o dono é uma extensão do cão”, afirma, de forma categórica, a narradora. É o breve período de sete anos de vida do cachorro que a narradora conjuga como seu melhor, período em que ela se desenvolve profissionalmente, atingindo metas e objetivos traçados: une-se a um amor antigo, torna-se dona de contas publicitárias até virar chefe, adquire casa própria e viaja. Entretanto, o ponto de virada do romance é a morte desse cão.

O sofrimento da perda é sobrepujado pelo trabalho incessante, e o equilíbrio entre profissional e o pessoal vai por água abaixo.  O lado profissional é colocado acima do relacionamento com o marido, que se torna infeliz e deprimido. É então que o romance ganha ares psicológicos e kafkanianos, sobretudo com a chegada de um novo cachorro que envolve a personagem em uma vida caótica, que exige um desvio de atenção do trabalho, levando-a ao limite. Para essa mulher dedicada e forte, o marido e o cão se tornam símbolos que a separam do mundo real, no qual ela é quem decide o destino, e um mundo paralelo, onde ela se torna refém de si própria.

O livro é impecável ao retratar o cotidiano da mulher de sucesso em uma cidade grande. Conforme as páginas são viradas, conhece-se mais profundamente a personagem. Essa narrativa rica, com personagens densos, faz da obra uma leitura surpreendentemente agradável. Uma vez captada a atenção do leitor, a comoção é reforçada até o ponto final.


FICHA TÉCNICA:

Editora: nVersos
ISBN: 978-85-64013-85-8
Páginas: 288
Formato: 14x21cm
Preço: R$34,90
Lançamento: Dia 11 de dezembro, às 19 horas
Livraria Martins Fontes - Espaço de Artes / Av. Paulista, 509


SOBRE O AUTOR





Rui Xavier nasceu em São Paulo, em 1985. É ator, diretor de teatro e autor de vários textos teatrais. Sua estreia como dramaturgo aconteceu em 2004, com o espetáculo “Ensaio Sobre a Liberdade”. A partir da montagem de seu texto “Os Assassinos de Inês de Castro”, no ano seguinte, começou a parceria com a atriz Hévelin Gonçalves, com quem fundou, em seguida, o Núcleo 1408 – Companhia de Teatro e Invenção. Seu primeiro livro, Metamorfoses Privadas, também foi editado pela nVersos Editora.


SOBRE A EDITORA

Criada em 2011, em São Paulo, a nVersos Editora surgiu para explorar novos processos e segmentos de produção de conhecimento não alinhados ao mercado convencional, além de divulgar a pluralidade. Nessa proposta de atuar à luz de uma literatura do desvio, a editora dirige seu foco tanto para os textos tradicionais como para os resultantes de distintas convergências. Ao contemplar este universo, a nVersos não apenas valoriza, mas também leva ao mercado uma linha editorial sem fronteiras e sem abordagens preestabelecidas. Graças a esse largo espectro de busca e identificação de autores com as mais diversas propostas, a editora reafirma, constantemente, sua disposição de participar da formação de um imaginário capaz de contribuir para a compreensão da complexidade do mundo contemporâneo, a partir de diferentes análises e leituras.

um lançamento
 

Nenhum comentário: