terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Os Beatniks em A Gaivota" remonta clássico russo



Cia Novos Candangos de Brasília encena espetáculo no Teatro Cleon Jacques


A Cia Novos Candangos de Brasília apresenta entre os dias 25 e 26 de janeiro a peça "Os Beatniks em A Gaivota" no Teatro Cleon Jacques. O espetáculo dirigido por Diego de Leon, contemplado com o Prêmio de teatro Myriam Muniz 2013, apresenta uma companhia que não existe encenando o clássico russo "A Gaivota", de Anton Tchekhov. Mistura-se o que é realidade, o que é ficção e o que é teatro entre os personagens e atores.

Numa grande desordem, quatro atores jogam com a realidade e a ficção, tratando a obra de arte como um brinquedo na mão de meninos irresponsáveis. A peça é um pseudo-manifesto sobre arte e teatro, uma mistura de Tchecóv com Shakespeare, Pirandello e comédias chapolinescas.

“A Gaivota” conta a história de Trepliov, um jovem dramaturgo apaixonado por Nina, uma atriz iniciante. Nina, por sua vez, está apaixonada pelo ilustre escritor Boris Trigorin, companheiro de uma das maiores divas do teatro russo, Irina Arkádina, mãe de Trepliov. A ideia de desconstruir o texto clássico e remontá-lo sob outro ponto de vista começou em 2011, após uma série de estudos teóricos sobre teatro contemporâneo.

Ficha Técnica

Realização: Cia Novos Candangos e No Ato Produções
Texto original: Anton Tchecóv
Direção: Diego de Leon
Elenco da Cia Novos Candangos: André Rodrigues, Diego de Leon, João Campos e Xiquito Maciel
Iluminação: Emmanuel Queiroz

Serviço:

Os Beatniks em A Gaivota
Livre adaptação de “A Gaivota” de Anton Tchecóv
Data: 25 e 26 de janeiro
Horário: 18h30 (sábado) e 17h30 (domingo)
Local: Teatro Cleon Jacques (Av. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia-entrada)
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: