sábado, 18 de janeiro de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | SEMANA DE 17 a 23 DE JANEIRO DE 2014





SESSÃO KINOARTE:

Dias 17 (sexta), 19 (domingo) e 23 (quinta) – 18h

Exibição do filme ANNA PAVLOVA VIVE EM BERLIN (Alemanha, 2011 – 79 min. – documentário – blu-ray). Direção: Theo Solnik

Anna Pavlova, rainha russa da noite, incorpora como ninguém a felicidade e a tragédia das intermináveis festas da Berlim de hoje. Perdida no limiar entre a insanidade e uma rara lucidez poética, caminhando sozinha pelas ruas da cidade, ela nos leva para o lado escuro da lua da vida noturna. Anti-heroína da civilização, a sua existência é uma tentativa desesperada de viver numa felicidade sem fim, fugindo do mundo que começa quando a festa termina.

Classificação 16 anos
Ingresso gratuito





De 17 a 23 (de terça a domingo):

Dia 17 (sexta) – 19h30
Dia 18 (sábado) – 19h30
Dia 19 (domingo) – 19h30
Dia 21 (terça) – 18h
Dia 22 (quarta) – 18h
Dia 23 (quinta) – 19h30

SÃO SILVESTRE (BR, 2013 – 80 min. – documentário - blu-ray). Direção Lina Chamie. Elenco: Fernando Alves Pinto
A São Silvestre é a corrida de rua mais famosa e tradicional do nosso continente. Há 88 anos, São Paulo está acostumada a acompanhar esses milhares de corredores corajosos que atravessam o centro da cidade no dia 31 de dezembro. São Paulo não saberia deixar para trás o ano velho e correr para o ano novo de outra forma: a São Silvestre acelera ainda mais o ritmo do seu coração. Correndo com os corredores, mas olhando para os lados, atenta à paisagem concreta de São Paulo, a câmera desse filme consegue traduzir, na base do som e da poesia muda das imagens, o que significa percorrer os 15 quilômetros que separam os homens e as mulheres do grande clímax que é a chegada.
Classificação: livre

Atenção: no dia 17/01, contaremos com a presença da diretora do filme, Lina Chamie para debate.

Ingressos:
Dia 17/01 (sexta), às 19h30 – ingresso gratuito
De 18 a 23/01 – Ingresso pago: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).





Dia 21 –  20h
Lançamento do filme EXPRESSÃO DE RUA  (PR, 2013 – 30 min –documentário). Direção: Matheus Gasparin. Elenco: Marili Azim, Frederico de Carvalho, Elizabeth Prosser, Fernando Francischini, Devis, Café, Dimas (Artstenciva), Pedro Vieira, Bolacha, Olho Wodzynsk, DG (Cretinos), Kxe, Gislaine Coelho, Professor Repolho, Cristiano Machado entre outros.

O videodocumentário “Expressão da Rua” aborda a intervenção visual urbana na cidade de Curitiba. Segundo as pesquisas elaboradas para sustentar esse projeto,poucas pessoas conseguem diferenciar as inúmeras formas de intervir no ambienteurbano. Por isso, foram estudadas manifestações como o graffiti, a pichação, o stencil, o sticker e o lambe-lambe, ouvindo interventores, público e também órgãos públicos, paraque a opinião de todos fosse debatida, mostrando que sempre existem dois lados. Aideia principal é não colocar nenhuma intervenção num parâmetro comparativo de ser arte ou vandalismo. Por fim, vale ressaltar que para criação desse trabalho foramlevados em conta os princípios éticos que regem o jornalismo, assim como suas técnicase a importância que ele representa para a criação da memória coletiva da sociedade.

Classificação livre
Ingresso gratuito




Dia 22 – 20h
Lançamento do filme EM UMA TARDE GRIS (PR, 2013 – 40 min. – ficção). Direção: Carlos Tavares e Elisangela Dalmazo. Elenco: Fátima KlofaGeazi,  Queiroz, Mattheus L. Bail, Wellington Silva

“Em uma tarde gris” traz um relacionamento conturbado entre dois irmãos. Agressões e ameaças  desnecessárias  são  cenários  que  nos  levam  a  questionar  se  são  apenas brincadeiras  de  irmãos,  ou  uma  maldade  em  fase  de  descoberta.  Maldade  ou brincadeira, toda a situação se agrava com uma enorme tragédia.

Classificação 14 anos
Ingresso gratuito


Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252

Nenhum comentário: