quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Estreia psicodélica do músico Foba com o EP “Coroados”



Uma road trip psicodélica com influências do rock setentista, dos delírios amorosos, dos devaneios beatniks e sonoridades etéreas. Tudo com o frescor da atual geração de roqueiros. Assim pode ser definido o trabalho de estreia de Foba em seu EP Coroados.

Foba é alter-ego de Giuliano Batista, 26 anos, recifense que morou boa parte de sua vida em Curitiba. Editor e roteirista de filmes, cria um universo sonoro, ambientes cheios de referências audiovisuais, comparados pela mídia especializada a faixas de Pink Floyd, Tame Impala e MGMT.

O projeto nasceu com o sucesso de suas composições e performances inusitadas em festas com os amigos - em sua maioria músicos. Para dar mais poder a suas criações, Foba então convocou o baterista Alexandre Guedes e o guitarrista Wonder Bettin, ambos do grupo Esperanza; o guitarrista Marcos Dank, o baixista Guilherme Pereira e João Caserta (produtor do primeiro disco A Banda Mais Bonita da Cidade), que fez os teclados, gravou e mixou Coroados.

O trabalho conta com a estreia de Wonder Bettin como produtor e o EP foi lançado no final de 2013. Já neste primeiro trimestre de 2014, Foba tem dois shows marcados para Curitiba, o primeiro no dia 6 de março, quando deve tocar as músicas de Coroados e outras que ficaram de fora do registro.

Enquanto começa suas apresentações, Foba continua compondo para a gravação do próximo registro. “Deve sair ainda este ano, com o título Cão do Inferno, que é o nome da minha música mais recente, uma referência à definição de amor dada por Bukowski: ‘Love is a dog from hell’, explica o artista.

Tudo indica que será uma longa viagem. Uma viagem que vale a pena acompanhar de perto. A largada já foi dada, com Coroados.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE A ESTREIA DE FOBA:
- “Ele tinha essas músicas só no formato violão, (...) mas a partir do momento que tem banda, as músicas já tomam outro formato. Então a gente mexeu um pouco, mudou algumas coisas, sim, mas procuramos manter aquela coisa ‘catch’ que ele tinha tocando sozinho.” (músico Wonder Bettin, em entrevista para a Revista NOIZE
).
- “Pois Coroados é um EP louco e vibrante, daquele tipo de som capaz de fazer alguém mudar o comportamento espontaneamente por alguns instantes – para a tensão ou para o relaxamento, para o repouso ou para a perturbação. Coroados parece algum tipo de droga que você toma e não sabe exatamente onde vai dar, e é exatamente esse mundo de possibilidades sem fim que a deixa tão atraente.” (jornalista Felipe Gollnickresenha do site Defenestrando
 
).
- Foba tinha algumas músicas que ele costumava tocar no violão para os amigos durante festinhas intimistas. Todos vibravam e gostavam das canções espontâneas e das performances alucinadas, então Foba resolveu levar suas composições adiante e transformá-las em um projeto (...) para passar o carnaval de 2013 fazendo um som em uma casa no Balneário Coroados, litoral do Paraná. Foi por lá que nasceu o EP Coroados,(...) uma mistura doida de hard rock, stoner e psicodelia.“ (Cena Independente #25 – resenha do Site Fuga Underground
 
).

Nenhum comentário: