sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GALERIA EDUARDO FERNANDES APRESENTA CANTOS DE VIAJE, DE FERNANDO ARIAS




América do Sul. Continente do Terceiro dia da Gênese, o dia em que Deus criou a natureza, da qual hoje resta uma ínfima parte, com sua flora, fauna e povo original sob risco de sobrevivência. Do Chocó, na região do Pacífico da Colômbia, ao Rio de Janeiro, no sul do Atlântico, passando pelas Amazônias brasileira e colombiana. Dois extremos de dois países da América do Sul – Brasil e Colômbia – unidos e separados pela Bacia Amazônica.
 
É neste cenário que o artista colombiano Fernando Arias peregrina desde o dia 13 de fevereiro com a pergunta: Como você imagina o mundo perfeito? “O projeto parte da exposição Cantos e Cuentos, que pretendia divulgar a produção artística da Colômbia e passa pelas utopias das pessoas por um mundo melhor. Quero escolher pessoas que vivem do (rio) Amazonas e no Amazonas”, afirma Arias. “Vindo de um país tão católico e religioso quanto a Colômbia, é irônico ver que na Amazônia está sempre presente, ao mesmo tempo há em paralelo a preparação para o carnaval, a festa. É interessante completar essas duas visões.”
 
A questão parte do livro Utopia, de Sir Thomas More, que, há quase 500 anos, trouxe a questão pela primeira vez à Europa, pré-moderna e, então, centro do mundo. Agora, a busca por uma utopia de mundo, que o artista denominou Nuevatopias, norteará sua obra pelos próximos dois anos, quando se completam os cinco séculos de publicação do livro, e os trabalhos da Fundação Más Arte Más Acción, que dirige, sediada em Chocó.
 
As respostas, silêncios e experiências da viagem estarão expressas em vídeo, áudio e fotografia na mostra Cantos de Viaje, que terá início no dia 21 de março na Casa Daros, no Rio de Janeiro,  e,  a partir do dia 26, também em São Paulo,  na Galeria Eduardo Fernandes, que representa o artista no Brasil.
 
Num diálogo com a mostra apresentada no Rio, a exposição contará com a exibição de quatro fotos, um vídeo e um mapa, criado em tapete, que sintetizam o percurso da viagem e debatem as questões surgidas no convívio com a paisagem e moradores do Chocó, da Amazônia colombiana e brasileira e do Rio de Janeiro.
 
O artista
Um dos principais artistas da cena contemporânea nas artes, Fernando Arias vive entre Bogotá e Chocó Pacífico, na Colômbia, e Londres, capital da Inglaterra.
 
A sua obra está voltada para questões sociais, como o meio ambiente e a vida de ribeirinhos, além de conflitos locais, sexualidade, religião e política, expressas sempre em forma de fotografia, vídeo, instalação e da ação junto a comunidades que servem de inspiração.
 
Com 22 anos de carreira, iniciada em 1992 com a exposição individual Análisis, no Museum of Art National University, em Bogotá, Arias, desde 1994, quando recebeu o Prêmio Nacional de Arte na Colômbia, tem seu trabalho exposto internacionalmente.
 
Ao longo dessas duas décadas, o artista expôs em lugares como a Galeria East Central (Londres), a Doque Galería (Barcelona); a Contemporary Art Gallery (Vancouver) e a Gate Foundation (Amsterdam). Em 1999, o artista representou a Colômbia na 48ª Bienal de Veneza. Arias participou também da 3ª Bienal de Bogotá, da 5ª e 8ª Bienal de La Haban, da 2ª Bienal do Mercosul e da 1ª Bienal de Tirana.
 
O artista recebeu uma série de prêmios e bolsas de estudo e residência. Entre elas, destacam-se os quatro prêmios recebidos do Prince Claus Foundation Awards, da Holanda; o Necessary Journeys, da Art Council England, BFI Black World e Tate Modern; o Grants for the Arts, do Arts Council England e o Individual Artist Award, da London Arts.
 
Suas obras fazem parte de importantes coleções públicas e privadas, como a Daros Latinamericana, de Zurique; Victoria and Albert Museum, de Londres; da Collection of Latin American Art, da Essex University, na Inglaterra, e do Museo de Arte Moderno e do Banco de La República, de Bogotá.
 
Galeria Eduardo Fernandes
Instalado na Vila Madalena, o espaço promove exposições bimensais, encontros com os artistas da galeria e convidados, críticos de arte, filósofos e outros profissionais que trazem conteúdo ao universo contemporâneo e valorizam a produção artística contemporânea e a pesquisa, os dois pilares da Galeria Eduardo Fernandes.
A escolha dos artistas representados em sua galeria é baseada em pesquisas, que contam com o apoio de curadores e críticos de arte. Destaque para as obras dos artistas representados: Ana Amélia Genioli, Claudia Melli, Daisy Xavier, Fernando Arias, Geraldo Souza Dias, Guilherme Dable, Jan Smith, Kristin Capp, Mai-Britt Wolthers, Manoel Novello, Mikhail Karikis, Newman Schutze, Rosário Lopes, Rose Klabin, Thales Leite e Vicente de Mello.
 
 
Desde sua inauguração, em 2005, foram realizadas 40 exposições em sua sede, e outras 22 em instituições, fundações e museus.
 
Exposição Canto De Viaje, de Fernando Arias
Abertura: 26 de março de 2014, a partir das 19h
Visitação: de 26 de março a 26 de abril
De terça a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 10 às 18h
  Galeria Eduardo Fernandes
Rua Harmonia, 145, Vila Madalena, São Paulo
Telefones: 11 3812-3894 /11 3032-6380

Nenhum comentário: