domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mãe é censurada ao amamentar no MIS- Museu da Imagem e do Som de São Paulo e motiva Mamaço em protesto







Motivados por mais um caso de constrangimento em público durante a amamentação, mães, pais, familiares e crianças vão se reunir neste domingo, 16, em um Mamaço no Mis- Museu da Imagem e do Som de São Paulo, onde a modelo Priscila Navarro Bueno foi repreendida no último dia 05, ao oferecer o seio a filha Julieta, de 7 meses.

“Primeiro, um monitor do MIS veio até mim, me cutucou para que eu tirasse os fones e perguntou se eu não queria amamentar num lugar mais reservado, eu disse que não, que estava bem e queria ver a exposição (eu paguei pra isso né). Enfim, depois de uns 5 minutos uma segurança cutucou minhas costas e eu virei num susto (estava lendo a descrição das peças - com fone) e ela quase enfiou o rosto no meu decote antes mesmo de olhar minha cara (nessa hora a Julieta tinha dormido e não estava mais mamando) e ela disse : “Ah, você não está amamentando.'' Na mesma hora chegou outra monitora e disse que se eu quiser amamentar eu deveria ir a uma sala reservada pois não é permitido amamentar no MIS.”, conta Priscila, em um desabafo publicado no Facebook.

A modelo tentou argumentar que tinha o direito de amamentar a filha e pagou para ver a exposição, mas, os seguranças do local mantiveram a censura, o que a fez ficar constrangida e ir embora do local. Na saída, uma colaboradora se desculpou em nome da instituição e informou que o ocorrido foi um engano.

No dia 11 de fevereiro, a modelo e as representantes da Ong Matrice, Fabíola Cassab e Ana Bassaglia foram convidadas para um reunião com a assessora de imprensa do Mis onde foram estabelecidos alguns critérios como a retratação em público por meio de um cartaz. A instituição abriu um espaço na agenda para acolher as pessoas. Porém, a retratação não foi realizada, motivando assim o ato.

O Mamaço foi criado de forma coletiva entre a Casa da Borboleta, primeiro espaço de apoio ao parto humanizado e amamentação da Zona Leste de São Paulo, o grupo de apoio à maternidade ativa Buxixo de Mães, a Ong Matrice de apoio à amamentação, e a modelo Priscila Navarro e convida a todos para repensar a forma com que a sociedade encara a amamentação, considerada um “tabu” na atualidade.

Em nota o Mis esclareceu que o caso foi apurado internamente e os funcionários envolvidos passam por novo treinamento para que o fato não ocorra novamente.

Não é a primeira vez

Em novembro de 2013, a turismóloga Geovana Cleres também foi repreendida ao amamentar sua filha Sofia no “Espaço de Leitura” do Sesc Belenzinho. Na ocasião, cerca de 30 famílias compareceram ao ato organizado pela Casa da Borboleta e solicitaram mudança na postura da empresa.

Em retratação o SESC Belenzinho comunicou “a mudança na orientação em relação ao aleitamento materno na unidade, fruto dos apontamentos colhidos nas redes sociais e no diálogo com as mães: não haverá abordagem às mães que estejam amamentando seus filhos. Caso alguma mãe sinta a necessidade de um local privativo ou com estrutura para elaboração da mamadeira, por exemplo, os funcionários estarão de prontidão para indicar as salas de amamentação.”.

Motivado pelo ocorrido com a turismóloga, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) propôs um projeto de lei que prevê multa para o estabelecimento de São Paulo que proibir ou constranger uma mãe durante a amamentação. Ainda em tramitação, se o projeto for aprovado é prevista a multa de R$500,00 para quem desobedecer a lei.

Mamaço é um encontro de mães que amamentam seus filhos em público para promoção do Aleitamento Materno. O evento chama atenção para a importância do ato de amamentar onde e quando o bebê quiser, pois se trata de uma necessidade primária.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é considerada padrão ouro de nutrição infantil. A OMS recomenda amamentação por no mínimo dois anos, sendo que de maneira exclusiva os seis primeiros meses. Estudos científicos apontam o aleitamento como um dos fatores que diminuem as alergias, otites, asma, bronquite, e também protegem na vida adulta, diminuindo a hipertensão, obesidade e colesterol.

Serviço:
Mamaço MIS- Museu da Imagem e do Som de São Paulo
Endereço: Avenida Europa, 158
Quando: Dia 16/02, das 14h às 15h30.

Nenhum comentário: