segunda-feira, 17 de março de 2014

MÚSICA - Instrumental dançante da Banda Bixiga 70 na CAIXA Cultural Curitiba









Instrumental dançante da Banda Bixiga 70 na CAIXA Cultural Curitiba
Show traz repertório com influências do jazz, da música brasileira, do soul e do funk, entre outras referências da big band paulistana

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 21 a 23 de março, show da banda Bixiga 70, big band brasileira formada a partir da união de dez músicos da cena paulistana. No repertório com músicas do segundo disco, lançado em setembro do ano passado, a influência do afrobeat se dilui em inúmeras referências – do terreiro de candomblé, passando pelo reggae e as dinâmicas jazzísticas, até o Pará e a Etiópia. No dia 22, às 17 horas, Cuca Ferreira ministra palestra com o título “O Trajeto Internacional do Bixiga 70 – Via de Mão Dupla”. Os ingressos para a palestra são gratuitos e poderão ser retirados a partir das 16h.

Estão lá o solo de trompete de Deixa a Gira Girá (ponto de candomblé já adaptado pelo trio baiano Os Tincoãs, em 1973); a bateria demolidora de Ocupaí; a guitarra misteriosa de 5 Esquinas; o sintetizador futurista de Kriptonita; e, o lamento coletivo da saideira Isa. Sem título, como o primeiro, o disco é totalmente independente e conta novamente com a mixagem de Victor Rice e a arte de MZK.

Sobre a banda:
A banda Bixiga 70 foi criada por dez músicos que se uniram em um processo coletivo no estúdio Traquitana, localizado à Rua 13 de Maio, 70, no bairro do Bixiga – daí o nome da banda. São eles: Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes (percussão), Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono e flautim), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

São músicos que acompanham artistas ou grupos como Rockers Control, Projeto Coisa Fina, ProjetoNave, Pipo Pegoraro, Anelis Assumpção, Emicida, Rodrigo Campos, Alzira E, entre outros, desejosos de explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs.

O primeiro álbum do grupo, lançado no fim de 2011, figurou nas principais listas de melhores discos do ano de diversos veículos nacionais. As apresentações ao vivo, repletas de energia, renderam convites para realizar shows em festivais do Brasil como o palco principal da Virada Cultural de São Paulo em 2012, o Rec Beat 2012 e o Porto Musical 2013 em Recife, o Nova Consciência em Campina Grande, o Festival de Inverno de Garanhuns, entre outros.

Ainda em 2012, o coletivo participou do festival de afrobeat Felabration em Amsterdam, na Holanda, ao lado de figuras como Tony Allen, Jungle By Night e Woima Collective. Em julho de 2013, a banda fez nova turnê pela Europa, apresentando-se em festivais como o renomado Roskilde Festival “(Roskilde, Dinamarca) e no “Aux Heures d'Eté” (Nantes, França).



Serviço:
Música: Banda Bixiga 70
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 21 a 23 de março de 2014 (de sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (Os ingressos começam a ser vendidos no dia 15 de março, sábado. De terça a sábado das 12h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: