domingo, 23 de março de 2014

TEATRO - CAIXA Cultural Curitiba retrata a difícil convivência com o Alzheimer



CAIXA Cultural Curitiba retrata a difícil convivência com o Alzheimer
 
Camilla Amado, Clarice Niskier e Isabella Dionísio encenam peça autobiográfica escrita por Heloisa Seixas

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de março, a peça O Lugar Escuro, encenação do livro homônimo de Heloisa Seixas com direção de André Paes Leme. Três mulheres de uma mesma família são vividas pelas atrizes Camilla Amado, Clarice Niskier e Isabella Dionísio nesta adaptação teatral de 2011 que discute, por meio de diálogos contundentes, mas de forma leve e delicada, as consequências da descoberta da doença de Alzheimer. A autora fará uma palestra sobre o tema da peça no dia 29 de março, às 17 horas, no próprio teatro.

O livro de Seixas, lançado em 2007, é uma espécie de catarse pessoal, com diálogos de uma honestidade desconcertante, inspirados na situação real enfrentada pela escritora e sua mãe, diagnosticada com a doença. Em pouco mais de uma hora de encenação, os personagens de Camilla, Clarice e Isabella, presentes no palco durante todo o tempo, se embrenham em fatos e emoções que escancaram a difícil realidade de quem tem que conviver com um familiar portador de doença degenerativa. Elas buscam, por meio da memória, contar a história a partir de seus próprios pontos de vista.

Com a montagem teatral, a autora conta que conseguiu um certo distanciamento emocional em relação ao texto. “Eu tendo a abstrair. Não sou mais eu ali, nem minha mãe, nem minha filha. Teatro é uma criação coletiva, em que cada um bota um pedacinho e, com isso, o resultado acaba virando uma outra coisa”, diz. Camilla Amado, atriz que dá vida à velha afetada pelo Alzheimer, usa a filosofia para resumir sua participação nessa peça. “Nietzsche define a tragédia como um susto que só o sublime, a beleza, domesticam. E a comédia, ele define como um alívio do nojo do absurdo do ser. Com essa peça, espero levar alívio e beleza aos que passam por esse tipo de situação”, explica.


A montagem de André Paes Leme é econômica, seja pelo uso de poucos elementos cênicos, seja por deixar que a encenação das atrizes dite o ritmo da narrativa.

Serviço:
Show: o Lugar Escuro
Data: 28 a 30 de março de 2014 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (Os ingressos serão vendidos a partir de 22 de março, sábado. De terça-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16 às 19 horas)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: