quarta-feira, 2 de abril de 2014

Keila Kern lê cartas trocadas entre artistas precursores da arte conceitual





A proposta faz parte do grupo de estudos da exposição Bases Temporárias para Instituições Artísticas



Começa amanhã o segundo grupo de estudos da exposição “Bases Temporárias para Instituições Artísticas”, orientado desta vez pela artista e educadora Keila Kern. Nele será feita a leitura de “Cartas Abertas” trocadas entre o poeta e artista plástico Marcel Broodthaers e o círculo artístico belga da década de 60 e 70. Essas cartas fazem parte do acervo da Seção ‘Literária’ do Museu de Arte Moderna – Departamento das Águias, fundado em 1968 por Broodthaers, dentro de sua casa.



“Muitas das cópias das cartas era mimeografadas e distribuídas em exposições e eventos de arte. Proponho a decifração de algumas dessas cartas”, conta Keila Kern. Para entender a importância do conteúdo é preciso lembrar que Marcel Broodthaers é um dos precursores da arte conceitual, abordando em suas obras ficção, antiteoria, crítica institucional, ‘não-arte’ e o falso. Ele fez isso incorporando vários meios: pintura, desenho, escultura, livros, instalações, cinema. É considerado um dos artistas mais críticos em relação à instituição de arte e teoria artística por questionar representações militares, nacionais, genialidade e a própria arte. 



Sobre a Artista

Keila Kern é professora do Departamento de História da Arte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP/UNESPAR). Bacharel em Pintura desde 1992 pela EMBAP, obteve em 2008 o título de Mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. É doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP) com pesquisa sobre plataformas curatoriais e crítica institucional. É idealizadora e curadora do projeto Sesi Arte Contemporânea – Edital de Exposições 2012 em Curitiba. Participou da 29ª Bienal de São Paulo em 2010 junto a Capacete Entretenimentos realizando o “Super Ensaio Especial” no Teatro de Arena, participando dos eventos “This is not our cup of Tea” de Gabriel Leister e Raimundas Malasauskas e “Máquina de Responder” de Jorge Menna Barreto e Helmut Batista.



Sobre o projeto

Aberta no dia 13 de março, a exposição ‘Bases Temporárias para Instituições Experimentais’ questiona o conceito do espaço de arte, crescendo e sendo complementada pelo público através do resultado das oficinas e conversas desenvolvidas ao longo dos dois meses de projeto. As experiências pessoais dos participantes são os eixos construtores dessa instalação de arte temporária.



Serviço

Grupo de Estudos Keila Kern

Data: 01 e 02/04 – às 14h

Ministrantes: Keila Kern

Local: Solar do Barão - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

Mais informações: simbolicacultura@gmail.com




Exposição “Bases Temporárias para Instituições Artísticas”

Data: 13 de março a 18 de maio

Horários: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados,

domingos e feriados, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Nenhum comentário: