sexta-feira, 11 de abril de 2014

Oficina propõe diálogo entre acervo e ficção


O artista curitibano Pierre Lapalu costuma desafiar o público que visita suas exposições ao misturar acervo e ficção. Criando artistas, curadores e contextos com riqueza de detalhes, os mais desavisados podem nem se dar conta da manobra de Lapalu. Um pouco dessa proposta estará na oficina que o curitibano dará no próximo sábado, 12 de abril, às 14h no Solar do Barão. O evento faz parte do projeto Bases Temporárias para Instituições Experimentais.

"A minha ideia é compartilhar um tipo de pensamento e processo e convidar jovens artistas a pensar nestas mesmas questões, da temporalidade do espaço expositivo e dos seus atributos simbólicos e estudar como isso pode ser agregado ou subvertido dentro do trabalho artístico", explica Pierre.

Na oficina, o artista vai utilizar a temática da ficção, o acervo e o espaço do projeto como material. Ele e o público farão uma prática investigativa. Os participantes poderão reorganizar reproduções de obras do acervo do Museu da Gravura ou misturar com obras clássicas ou contemporâneas de outros acervos. "Acredito que poderemos deixar exposto um projeto, uma ideia de como podemos ampliar as possibilidades poéticas do espaço expositivo", complementa.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo e-mail simbolicacultura@gmail.com

Bases Temporárias para Instituições Experimentais

Bases Temporárias para Instituições Experimentais foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - 10a. Edição. O projeto tem como ponto de partida a instauração de uma instituição artística temporária, tendo as relações humanas como norteadora do processo de construção. O acervo da exposição é formado com o resultado das oficinas, palestras e encontros. O resultado pode ser conferido até o dia 19 de maio no Museu da Gravura Cidade de Curitiba.

Serviço:
Oficina com Pierre Lapalu
Dia 12 de abril, sábado, 14h
Inscrições gratuitas em simbolicacultura@gmail.com
Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcanti, 533

Bases Temporárias para Instituições Experimentais
Data: 13 de março a 19 de maio
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão
Horários: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita

Nenhum comentário: