quarta-feira, 2 de abril de 2014

PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | ABRIL 2014






Programação de 03 a 09  de abril



 Área artística: Consciência Ambiental                                                                       

Data: 03 de abril de 2014
Nome da atração: Palestra “Viver em Harmonia”
Descrição: Ajudar a mudar a direção de nossa consciência para um nível onde possamos sentir maior satisfação diante das simples coisas da vida, acessar nossa própria sabedoria para resolver conflitos, usar as nossas habilidades e talentos para aprimorar a carreira, servir a comunidade e cuidar do nosso planeta.
Uma vez que nossas necessidades básicas estejam satisfeitas, uma felicidade sustentável não pode ser atingida através da obtenção, consumo ou produção excessivas. Na realidade, é de se considerar que aqueles que optam por levar uma vida mais simples e menos materialista apresentam um maior nível de bem-estar e resiliência.
Docente: Luciana Ferraz

Coordenadora Brahma Kumaris no Brasil
Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela USP. É membro fundador da Organização Brahma Kumaris (OBK) no Brasil desde 1979 e sua atual coordenadora nacional. É responsável pelo Centro de Retiros Serra Serena em Serra Negra, interior de São Paulo, cujas atividades são direcionadas a apresentar propostas práticas no tópico sustentabilidade.
Representante da OBK  na ONU (Organização das Nações Unidas) para a América do Sul, América Central e Caribe até 2006, viajou para 40 países  e ministrou conferências em todos os 5 continentes. A OBK foi fundada na Índia em janeiro de 1937 e hoje está presente em 130 países. Desde 1980 tem  assento na ONU no DPI (Departamento de Informação Pública),no UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e ECOSOC (Conselho Econômico e Social), onde possui status consultivo geral. Foi eleita como Organização Mensageira da Paz pela ONU em 1987. Tem por objetivo o resgate dos valores essenciais humanos e o desenvolvimento integral da pessoa (físico, intelectual, espiritual e social).
Horário: 14h às 18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito

Área artística: Cinema

Data: 02 e 03 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do programa Vídeo nas Aldeias

Descrição: O programa

  Nguné elu – O dia em que a lua menstruou, de Takumã Kuikuro e Maricá Kuikuro. Pernambuco, 2004, cor, 27′. Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores Kuikuro contam o que aconteceu neste dia, o dia em que a lua menstruou. Classificação indicativa: Livre
  De volta a terra boa, de Mari Corrêa eVincent Carelli. Pernambuco, 2008, cor, 21′. Homens e mulheres Panará narram a trajetória de desterro e reencontro de seu povo com seu território original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exílio no Parque do Xingu até a luta e reconquista da posse de suas terras. Classificação indicativa: Livre
  Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, de Komoi Panará. Pernambuco, 2008, cor, 15′. As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginário das crianças. Classificação indicativa: Livre
  Huni meka – Os cantos do cipó, de Tadeu Sião Kaxinawá e Josias Maná Kaxinawá. Pernambuco, 2003, cor, 25′. Uma conversa sobre cipó (ayahuasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro. Classificação indicativa: Livre
Horário: 18h e 20h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Área artística: Cinema                                                                              

Data: 04 a 06 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do filme O Canto da Saudade
Descrição: Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros. Tendo nascido no mês de abril, será este mês homenageado pela Cinemateca de Curitiba com exibição de parte de sua obra cinematográfica, pertencente ao acervo da cinemateca ou cedido pela Programadora Brasil.
Sinopse do filme: Coronel Januário candidata-se a prefeito da cidade. Maria Fausta, afilhada do coronel, é cortejada por Galdino, acordeonista da região, mas namora João do Carmo às escondidas do pai. Durante a campanha eleitoral, a moça desaparece. Após intensas buscas, Galdino a localiza, junto com seu namorado, em um esconderijo arrumado pelos padrinhos. O casal retorna e o coronel promove o casamento. Durante a festa, percebe a ausência de Galdino, que havia partido. Segundo a lenda da região, em certos dias, quem passa perto do canavial pode ouvi-lo tocando, triste, a sanfona, saudoso do amor da cabocla.
Direção: Humberto Mauro

Gênero: BR, 1952 -100 minutos, ficção

Elenco: Cláudia Montenegro, Mário Mascarenhas, Humberto Mauro
Classificação: Livre
Horário: dia 04 e 06/04 às 16h -  04 a 06/04 às18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Área artística: Cinema                                                                              

Data: 05 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do videoclipe Fruto da Mente
Descrição: videoclipe da banda O Trilho, com duração de quinze minutos, dirigido pelo Marcos Saboia e com produção de Geraldo Pioli.
Direção: Marcos Sabóia

Classificação: Livre
Horário: 15h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito


Área artística: Cinema                                                                               

Data: 04 a 06 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do filme Sangue Mineiro
Descrição: Humberto Mauro foi um dos pioneiros do cinema brasileiro. Fez filmes entre 1925 e 1974, sempre com temas brasileiros. Tendo nascido no mês de abril, será este mês homenageado pela Cinemateca de Curitiba com exibição de parte de sua obra cinematográfica, pertencente ao acervo da cinemateca ou cedido pela Programadora Brasil.
Sinopse do filme: Filha adotiva de milionário mineiro tenta o suicídio depois de ver o namorado beijando a irmã. É salva por dois irmãos que irão disputar o seu amor, quando ela se refugia na casa da família deles.
Direção: Humberto Mauro

Gênero: BR, 1929 -84 minutos, drama, silencioso

Elenco: Carmen Santos, Nita Ney, Maury Bueno, Humberto Mauro, Luiz Soroa, Fantol, Máximo Serrano, Adhemar Gonzaga
Classificação: 10 anos
Horário: 20h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito



 Área artística: Cinema                                                                               

Data: 07 e 08 de abril de 2014
Nome da atração: Mostra Cinema pela Verdade
Descrição: O Projeto “Cinema pela Verdade” exibe filmes sobre a ditadura civil-militar no Brasil, Argentina e Chile em mais de 200 sessões em diversos locais do país. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco nesse período marcante da história brasileira.
Horário: dia 07 das 14h às 21h e dia 08 das 14h às 18h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito



Área artística: Cinema                                                                              

Data: 09 a 11 e 13 de abril de 2014
Nome da atração: Exibição do programa Anos de Chumbo
Descrição: Este Programa traz, em diferentes linguagens, seis curtas-metragens que buscam refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, falta de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime militar.
“Anos de chumbo” tenta reconstruir o quebra-cabeça da trilha do poder e da resistência. Uma animação sobre a tirania faz uso da metáfora e da ironia para mostrar o quanto é difícil moldar a natureza humana. As histórias reais dos desaparecidos, dos mortos, dos suicidados, dos sobreviventes se juntam a ficções que mostram que a liberdade sempre surge como fator de resistência social e que a rebeldia é estratégia de luta e de conquista.
Os filmes que compõem esse Programa são os curtas metragens: “Clandestinos”, de Patricia Moran (MG, 2001, Experimental, Colorido, 11 min); “O dia em que Dorival encarou a guarda”, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (RS, 1986, Ficção, Colorido, 15 min); “O reino azul”, de José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra (RS, 1989, Animação, Colorido, 14 min); “Um filme”, de Marcos Medeiros, de Ricardo Elias (SP, 1999, Documentário, Colorido/PB, 19 min); “Um tiro na asa”, de Maria Emília de Azevedo (SC, 2005, Experimental, Colorido, 16 min); e “Vala comum”, de João Godoy (SP, 1994, Documentário, Colorido/PB, 32 min).
Classificação: 14 anos
Horário: às 16h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito



Área artística: Cinema                                                                              

Data: 08 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do filme DE PAPELÃO

Gênero: BR, 2014 – 23 min – dvd
Descrição: O amor de João e Clara parece ter acabado, vítima da rudeza do dia a dia e pelo desgaste do tempo. No entanto, eles contimuam juntos e levando a vida, até que novas situações vão relembrar o que parecia estar esquecido e dirão, à sua maneira, o que nunca foi dito antes
Direção:Joel Schoenrock

Classificação: 16 anos
 Horário: 20h
 Local: Cinemateca
 Ingresso: gratuito



Área artística: Cinema                                                                              

Data: 09 de abril de 2014
Nome da atração: Sessão comentada do curta ADEUS PARA TI

Gênero: BR, 2014 – 17 min – dvd
Descrição: Baseado em uma história real. Duas amigas. Uma infância. Um pedaço de paraíso. O passado. A mudança.  Alice (Denise Fait) e Sol (Bianca Pickler) resolvem fugir do caos da rotina em busca da "tal" felicidade. Na trajetória, Alice depara-se com descoberta do amor, Manoel (Tiago Luz).  "Como é que a gente pode se apaixonar por alguem que a gente acabou de conhecer”.
O curta ADEUS PARA TI será exibido nos dias 10 e 11 de abril às 19h30, entre as sessões das 18h e 20h. 17’.


Direção: Denise Fait

Classificação: nd
 Horário: 18h
 Local: Cinemateca
 Ingresso: gratuito




Área artística: Cinema                                                                              

Data: 09 de abril de 2014
Nome da atração: Lançamento do média-metragem “Garras da Justiça”

Descrição: O filme reproduz um programa de TV sensacionalista intitulado Nas Garras da Justiça, que tem como principal atrativo o caso do ´bandido cheiroso´.    Testemunhas e vítimas dão depoimentos sobre o caso, sendo todos unânimes em relatar um forte cheiro de perfume durante o assalto. Em tom de comédia, o filme aborda, nas entrelinhas, a força da televisão que, com seus cortes e edições, oferecem o espetáculo, ao tempo em que induzem o telespectador a acreditar naquilo que é veiculado como verdade absoluta. Editoriais vazios e superficiais, falsa defesa dos interesses da população,e outros conteúdos típicos desse tipo de programa – que existe em todas as regiões do Brasil – compõem uma metalinguagem de ilusão coletiva, em uma sátira divertida e de  desfecho surpreendente. 40’
Direção: June Meireles

Ficha Técnica

Roteiro e direção
June Meireles
Direção de fotografia
Dionei Santos
Direção de arte
Aline Presa
Edição, finalização e sounddesign
Andrei Chiminazzo

Elenco: Alex Fabian, Fabio Campana, Fernanda Martins,Lindmiro Garcia,  Marco Ferreto Martins, Melissa Schlukebier, Orlando Neto e Karla Ghor.

Classificação: nd
Horário: 20h e 21h
Local: Cinemateca
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: